segunda-feira, dezembro 18, 2006


Estou com combinações para 2007 para o desenvolvimento do PA na escola encaminhadas.
Tenho uma professora parceira de terceira série com uma turma de alunos que neste ano foi atendida no Espaço Informatizado e que escolhi para o desenvolvimento do PA.
Pedi à professora da segunda série que fizesse um levantamento dos interesses dos alunos sobre um dos assuntos que a professora do próximo ano pretende explorar em março, no início do ano letivo de 2007.
Tenho a listagem dos interesses e agrupei os mesmos por assuntos afins. Estou juntando idéias, materiais, sites e delineando as possibilidades de registros. Acho o ambiente do pbwiki complicado para uso pelas crianças. O CMap tools é outra ferramenta que baixei nas máquinas no Laboratório para disponibilizar para os alunos mas acho meio complicado.
O blog é um ambiente mais "light" para uso dos alunos.
Temos que planejar as etapas e horas de trabalhos a serem executadas passo a passo. Gostaria de receber mais orientações dos professores sobre isso.

sábado, dezembro 16, 2006

http://www.bob-marlon.com/ é um site que informa que o wikipedia nã está totalmente liberado na China. A comunicação e as informações não circulam livremente...
Há alguns dias acessei um endereço onde algumas dicas de criação de links são explicadas pela professora Iris passo a passo. Vou tentar aplicar. Vamos ver se consigo. http://proavirtual.blogspot.com/

quinta-feira, dezembro 07, 2006

O Universo está preparadíssimo para te ajudar Sabe por que você merece todo o sucesso do mundo? Porque você é você! Porque você não deixa que a rotina arrase a sua vida, porque você executa todas suas tarefas com amor, porque você se renova a cada dia, porque você traz a alegria em seu coração! Só por isso! Lembre-se sempre que aos melhores alunos são dados os problemas mais difíceis! Por mais que você seja testado por provocações, desafios e dificuldades, você tem caráter e competência para resolver o que for preciso e com sucesso, viu? Acredite em você, pô! Dê o crédito que você sabe que tem e que merece! Procure ser uma pessoa de valor. E quanto a enfrentar seus problemas sozinho, reveja essa sua posição, viu? Busca ajuda porque não há desmérito nenhum nisso. Pelo contrário! Você sempre vai encontrar alguém disposto e capaz de ajudá-lo a carregar o seu fardo. Ou você acha que o Universo vai te abandonar? O Universo está preparadíssimo para te ajudar, tá? O acaso poderá também ser seu parceiro, viu? Ajude a todos a cumprirem alegremente sua tarefa de viver e receba de volta os benefícios da felicidade de ser útil. Peça ajuda para Alguém lá de cima! Peça orientação e muita coisa se colocará em movimento! Você é dono do seu destino e senhor de sua alma! Você merece todo o sucesso do mundo, viu? Você é o sucesso que tanto procura, viu? Saiba o que quer da vida e consigo mesmo, tá? Sinta-se sempre um vencedor! Se chegou até aqui, sabe que poderá ir até o final! E, juntos, vamos deixar de responsabilizar os outros e aceitar a responsabilidade pela Nossa vida, tá? ( mensagem recebida por e-mail)

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Estou com dificuldades de acessar o pb wiki e o blog seguidamente.
Com relação ao desenbolbimento do PA na escola e do trabalho de conclusão do curso penso que, se tivermos orientações com maior antecedência poderemos nos organizar durante o período de recesso e planejar os passos que queremos seguir para a consecução de nossos objetivos como professores e como cursistas.
Onde serão publicados as produções dos alunos da escola?
O espaço para as publicações será disponibilizado somente em março para os alunos.
Mas poderíamos delinear o que, onde e como os registros dos alunos, que são crianças sem o domínio das tecnologias, ocorrerão. Poderíamos planejar.
Outra questão que poderia ser esclarecida é: Qual a orientação para a elaboração do trabalho de conclusão do curso? Quais as linhas e questões gerais do trabalho? Como o PA será avaliado e explorado para servir de base para o trabalho de conclusão?
Por ser uma forma de trabalho nova para mim, o PA não poderá ser desenvolvido de forma improvisada. Preciso refletir e planejar as etapas do mesmo que permitirão a aprendizagem de um grupo de alunos que juntamente com a professora parceira estarão envolvidas no processo.
Consegui, com a professora desse ano, da turma que no próximo será de minha professora parceira a realização de uma pesquisa de interesses sobre um assunto que a professora pensa em desenvolver no início do ano letivo de 2007. Baseada nisso estou verificando sites educacionais relativos aos assuntos, verifiquei a possibilidade de organizar grupos de alunos por assuntos semelhantes ou afins como vivenciei no início de nosso curso.
espero que em março os interesses deles não tenham mudado...

domingo, novembro 26, 2006

Estamos com muitas tarefas para executar no curso. Este é um período de encerramento de atividades relativas ao ano letivo de 2006 na escola. A junção das atividades do Curso com as da Escola deixam os educadores envolvidos nisso com uma sobrecarga sobrecarga.
Vejo como positivo o processo devido às informações relevantes que são apresentadas.
O questionário para a coleta de dados quanto ao consumo cultural dos alunos está sendo encaminhada aos professores para depois ser aplicada junto aos alunos e para tabulação dos dados. Esse processo é trabalhoso e exige tempo. E ele está escasso.

sexta-feira, novembro 24, 2006

As atividades em final de ano são intensas. Estou acompanhando as tarefas nos Proas e percebo que elas se integram entre si e que é através dessa integração que as teorias começam a fazer sentido e a ter relação com o nosso trabalho diário. Na escola intalei o aplicativo CmapTools nas dez máquinas para que os alunos comecem a manusear essa ferramenta. Em sala de aula testei a elaboração dos conceitos "ensinados" sobre o funcionamento dos verbos no Simple Present e no Present Continuous. Observei que os mesmos alunos que possuem maior facilidade de aprender tiveram um desempenho melhor e mais rápido em relação aos demais alunos do grupo. Pareceu que os registros (em forma de mapa conceitual), despertaram certa curiosidade e até uma certa desconfiança do tipo: "que negócio é esse?" Acho que essa ferramenta é interessante mas exige uma elaboração e construção anterior ao uso do aplicativo no laboratório de Informática. Ele em si desafia pelas peculiaridades do aplicatico. Os alunos devem vir com as idéias a registrar pré-definidas nas primeiras vezes em que forem utilizar o aplicativo.

domingo, novembro 12, 2006

Hoje acessei os PAs de alguns grupos para executar a segunda atividade da Turma 3 RS. A responsabilidade de tentar "avaliar" os trabalhos de outros cursistas ocasionou uma reflexão comparativa sobre a construção de nosso PA. Há recursos ainda não explorados como por exemplo, a inserção de fundo musical e muita imagem na página inicial o que chama a atenção e motiva a visita ao trabalho do grupo. Deixei um recado para um grupo que explorou esses recursos. Vou tentar aprender. Pela leitura do texto sobre avaliação de PAs "Por que avaliar? Alguns "comos" para se chegar aos porquês de Beatriz Corso Magdalena e Íris Elisabeth Tempel Costa, é apresentada a idéia, se entendi bem, de que a avaliação precisa estar presente desde o começo num PA, para podermos compreender os processos dos alunos é necessário conhecer o "nascedouro" da questão escolhida para ser investigada por um determinado grupo. A avaliação sempre me trouxe certo incômodo. Juntando às novas teorias, tecnologias, a questão da avalição de PAs é um desafio a mais que está sendo apresentado no curso. Espero que seja esclarecida a forma de avaliação utilizada em PAs e de como isso é registrado dentro do contexto atual de nossas escolas públicas sem ocasionar uma sobrecarga ainda maior nos profissionais em educação. O desafio me parece bem interessante mas não consigo visualizar uma forma prática de desenvolver PAs na escola. Vou continuar estudando Piaget para embasar as minha intenções de avaliadora com novas informações a processar e como aprendiz no processo.

sábado, novembro 11, 2006

Estamos entrando na fase de encerramento do ano letivo na escola, no curso ainda há muitas atividades dos Proas a executar mas, as coisas vão acontecendo... a vida vai fluindo. As atividades que antes pareciam sem interligação agora vão se entrelaçando. Os conceitos que estão se formando em nossas mentes pela influência das leituras feitas, das atividades desenvolvidas e das reflexões provocadas afetarão a nossa prática quer queiramos ou não. Tenho livros para ler sobre Piaget, Projetos de trabalho e Tipos de pesquisa. Haja tempo para tudo isso. Vamos ter que avaliar dois PAs de outros grupos no Proa 10.

sábado, novembro 04, 2006

Estou retornando aos registros e atividades dos Proas pois estive muito atarefada com atividades escolares e particulares que me impediram de acessar anteriormente estes espaços.
Estou elaborando a atividade 1 do proa 10 e percebi que a colega Helenita deixou o espaço para os registros das auto- avaliações organizado no nosso PA.
Fiquei feliz pois isso agiliza o cumprimento da atividade. Estamos em plenos períodos de avaliações na escola, de registros dos trabalhos de 2006 dos alunos em CDs. Organizamos a Polimostra da nossa escola e houve a escolha do Garoto e Broto da escola. Eleições federais, estaduais e escolares, etc.
Vou retomar as atividades com afinco e dedicação. E retornar ao navio que está navegando...

sexta-feira, outubro 13, 2006

O Proa 10 deveria ter iniciado na semana 14 para nós da turma 3 do RS. Não constava na lista de proas no ambiente do e-proinfo. Li uma mensagem (referente ao Proa 10) para a turma Norte de Santa Catarina de que houve um contratempo na disponibilização de material na Biblioteca Material do professor e que por isso o prazo para a execução da atividade estava sendo alterada para 15/10/2006. Hoje recebi um e-mail do professor Leonardo informando de que já estamos iniciando as atividades de avaliação que presumo referir-se a esse Proa 10. Acessei o ambiente do e-proinfo e não há como acessar o Proa 10. Vou aguardar para executar as atividades.

domingo, outubro 08, 2006

Descobri que há um site www.google.de/literacy que permite acesso a recursos contra analfabetismo, como livros ou vídeos, de todos o mundo. A plataforma The Literacy Project é cooperação entre Unesco, a organização Today e o projeto LitCam, campnaha contra analfabetismo da Feira de Frankfurt e está disponível nos idiomas alemão e inglês conforme noticiado no Jornal NH de hoje.
Hoje salvamos a versão 3 de nosso Mapa Conceitual no Servidor do Lead - Ufrgs . CAp (Brasil) e agora vamos publicá- lo no Pb wiki do nosso projeto Adoçando Alimentos. Estamos interagindo e discutindo as alterações constantemente e opinando sobre as modificações efetuadas. Desenvolvemos os nossos conhecimentos individuais com essas trocas. Estamos nos lembrando de nossa primeira versão e comparando vimos o quanto ampliamos os nossos conhecimentos sobre o assunto pesquisado. As atividades estão sendo efetuadas dentro dos prazos estabelecidos e creio que o assunto não se esgota com o fechamento do PA mas delineia uma etapa de busca s e pesquisas sobre um determinado tema de nossa escolha. A vida está um pouquinho mais doce!!!
Nosso grupo de PA evoluiu bastante nas interações nas últimas semanas pelo minha percepção. Baseada nas leituras dos materiais de PROA 03: Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos; Egocentrismo, Conformismo, Coação e Cooperação Intelectuais tomei maior consciência de algumas coisas que ocorrem entre os sujeitos de grupos de trabalho envolvidos em Aprendizagem à Distância e em Projetos de Aprendizagem. No forum postei algumas das conclusões a que cheguei e li comentários de colegas. Algumas análises feitas por colegas citam as fases de desenvolvimento de Piaget e nos remetem à reflexão sobre atitudes tomadas e à criança interior que existe em todos nós e que se manifesta nas interrelações sócio-cognitivas que estabelecemos no desenvolvimento do PA no EAD. Uma das características relatadas é a reversibilidade que seria a capacidade que a criança terá adquirido quando puder trocar rapidamente, num ou noutro sentido, de pontos de referência e conseguir coordená-los entre si. A reversibilidade lógica é uma propriedade de operações. O reverso da adição é a subtração. Outra característica comentada é a reciprocidade que é a capacidade de perceber relações a partir de dois lados. É recíproca uma relação entre duas pessoas se ambas se envolvem uma com a outra e cada uma avalia por ambos os lados a relação compartilhada (Piaget - Thomas Kesselring, (1993). (Comentado pela cursista Bernadete no forum). Da colega Fátima achei importante registrar um recorte de sua postagem para lembrar: "Hoje a comunicação deve ser multidirecional e afetiva. Todos podem falar com todos de forma autônoma e com níveis de censura e de etiqueta previamente acordados pelo grupo. Assim tratar sobre currículo é centrar em cooperação e colaboração tão importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento para formar o cidadão que atuará nessa sociedade e porque e como viabilizá-las em ambientes telemáticos. Um ambiente virtual de aprendizagem envolve um contexto mais amplo que puramente a utilização da tecnologia; tem-se primordialmente a facilidade na construção do conhecimento através da interação dos participantes, sejam eles educadores ou educandos, permitindo discussões e troca de idéias além de disponibilizar e publicar materiais instrucionais. O conhecimento resulta da construção coletiva pelos educadores e educandos - estes ativos, construtores, descobridores, transformadores do conhecimento, realizam tomadas de decisões. A aprendizagem na essência é cooperativa e as equipes cooperativas, deixando de ser competitiva, limitada e individualista. Ensinar neste contexto é complexo e requer considerável formação. este novo rumo da educação atual da educação que segundo Fellers(1996) é o paradigma novo da ERa Digital/da Informação, tornando expresso que no currículo de nossas escolas devemos dinamizar mecanismos para possibilitar a comunicação, a colaboração e a criatividade. COMO VIABILIZAR ISSO???

segunda-feira, outubro 02, 2006

Após passar um final de semana totalmente absorvida pelo trabalho de finalização de nosso PA e de interagir pelo skype com as colegas desde sexta-feira à tarde até domingo à tarde, com interrupções e horários combinados e interações síncronas falta a elaboração e publicação de nossa terceira versão do mapa conceitual. Tentamos acessar a versão anterior no servidor mas não foi possível pois a senha não foi aceita. Aguardamos orientações da professora Rosália para efetuar a tarefa. Estamos com a maioria dos conceitos analisados e o rascunho do terceiro mapa está pronto para ser editado. As diversas dúvidas expressas em fóruns ou espaços disponibilizados para tanto ainda não tiveram retorno de nossos professores e tutores. Um PA para ser desenvolvido deve ter uma estruturação definida. As orientações deverão ser fornecidas para um trabalho de qualidade para todos: alunos e professores. O ambiente do E-proinfo continua lento para acessar e complexo para encontrar as tarefas. O que achei interessante de observar no desenvolvimento do nosso PA foram os estilos pessoais de cada integrante: conforme a área de atuação as análises eram direcionadas e a construção se efetuava: a Ilane da área de artes achou que o PA estava sem cores, a Helenita direcionava as análises mais para responder a questão inicial ligada á área da saúde e sempre preocupada com os links e eu achando que as informações deveriam ser aprofundadas e ampliadas. Houve momentos de negociações, de argumentação, de reflexão, de modificação e de construção. Todas nós aprendemos mais sobre o assunto do PA, sobre nós mesmas e sobre as características das outras integrantes. O recurso de conferência através do skype nos deixou bem à vontade para as atividades e permitiu que cada uma de nós, de seu micro e com o material do projeto publicado pudesse opinar sobre , modificar para aperfeiçoar o nosso trabalho. Ficamos satisfeitas com o resultado apesar do cansaço. E conseguimos cumprir com o nosso dever cívico: votar. Agora vem o segundo turno... das eleições e de nosso curso!!!

domingo, outubro 01, 2006

Hoje o nosso grupo passou o dia em conferência no skype para finalizar o nosso trabalho.
Depois de muitos contatos esporádicos descobrimos que esta ferramenta nos deixou bem à vontade, cada uma de nós em seu micro, construindo em conjunto, discutindo, reformulando, excluindo, criando links e analisando nossos conceitos, certezas, dúvidas e estabelendo as conexões com as páginas criadas.
Ao final da noite fizemos uma tentativa de acesso ao nosso mapa conceitual - versão 2 no servidor da UFRGS - Le@ad mas não conseguimos acessar pois o ID e a senha não condiziam.
Deixamos para iniciar a tarefa para amanhã pela manhã. Estamos cansadas para não dizer exauridas pelos esforços dispendidos na execução das tarefas além das atividades profissionais e pessoais que todos nós temos. O grau de exigência é alto. A Helenita enviou um e-mail para a professora Rosália solicitando orientação para acessar o nosso segundo Mapa Conceitual para que possamos adaptá-lo às nossas novas idéias.
Tenho a impressão de que nesse momento há muitas novas aprendizagens nos aguardando.Há muitas tarefas me aguardando e espero que consiga dar conta de todas.http://www.proavirtualg34.pbwiki.com é o endereço de nosso PA.

domingo, setembro 24, 2006

Hoje publiquei um material conclusivo sobre leituras e pesquisas sobre os históricos e constatei que as nossas certezas e dúvidas estão gerando novas certezas e alguns questionamentos que demonstram a aprendizagem que ocorreu durante o desenvolvimento do nossp projeto. O mesmo processo que estamos vivenciando poderá de maneira similar ocorrer com os alunos. Não aparecia o Proa 07 para a turma 03 apesar de na agenda o início estar previstopara a semana 10. Estou aguardando e acompanhando para ver se aparecem atividades para a minha turma. Estou bem atarefada com as atividades dos outros Proas. Precisamos elaborar a versão 3 de nosso MC. Finalizar o PA e participar dos foruns de discussão do Proa 4. A Atividade do Proa3- Módulo II - Atividade 1 prevista para 25/09 a 06/10 ainda não disponibilizou os textos na Biblioteca Material do Professor. Tenho leituras a realiza e a atividade 10 do Proa01 para realizar. No Proa06 optamos pelo assunto "Questionário" como forma de coleta de dados. Há muitas formas de coletas de dados. Meu questionamento é referente à utilização da Coleta de Dados e o momento em que a mesma será efetuada. Antes do desenvolvimento do PA? Como elemento desencadeador do mesmo? Ou como referência para enriquecimento do PA? Seria interessante que houvesse tempo para um aprofundamento maior nas atividades.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Hoje participei do forum do Proa01 sobre síntese sobre PAs. Revendo a minha avaliação não entendi qual é o forum geral. Será o do Proa11? Participei do mesmo. Vou verificar o que será o forum geral ou a avaliação provém de um consenso entre os professores referente às participações do cursista em todos os foruns? I didn't understand! But it's OK! Estou me empenhando muito e as leituras que realizei sobre "O construtivismo e sua função educacional" - artigo de Lino Macedo - me deixaram menos ansiosa com relação ao trabalho dentro da linha construtivista. Foi colocado, pelo autor, a seguinte idéia: "construtivismo e não construtivismo são duas formas opostas e, por isso irredutíveis de conhecimento. Temos que concebê-los também como complementares e fundamentais. O problema é saber quando ou como operar um ou outro. Sabemos que a síntese, a fórmula ou paradigma é tão necessário para a criança quanto a análise dos meios que produzem esse resultado. Ou seja, o construtivismo e não construtivismo são duas formas de produção de conhecimento. O problema é diferenciá-las e integrá-las; e saber, repito, quando e como operá-las em proveito da educação da criança." Outro material que li e do qual registro parte é do mesmo autor: "O ancestral humano e o futuro da humanidade" - em que é feita uma exposição sobre Piaget e suas teorias. Lino de Macedo é adepto do mesmo. Ao final do artigo ele registra uma poesia que achei linda para refletirmos sobre nós mesmos e nossos alunos: a poesia é de fernando pessoa:
" A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim a ser quem sou;
E hoje, quando vejo que o que sou é nada,
Volto a buscá-la ali onde ficou."

terça-feira, setembro 19, 2006

Vou tentar publicar a minha foto nos dados cadastrais. Tentei alterar as iniciais do meu nome para maiúsculas numa outra ocasião e não consegui acessar os dados cadastrais. Vamos ver se consigo arrumar as duas coisas desta vez.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Essa imagem é de trabalho numa lavoura de cana-de açúcar!
O nosso trabalho atual desenvolve-se na lavoura do saber!
Ontem à noite e hoje publiquei alguns materiais no nosso pbwiki sobre o histórico dos adoçantes e do açúcar no Brasil e no mundo, algumas curiosidades sobre o açúcar e a Helenita está tentando organizar a FrontPage do PA.
Escrevi e publiquei a introdução do projeto mas depois vi que temos duas páginas com o nome de introdução... Tudo isso é possível no Pbwiki!!! Estamos interagindo pelos comentários no próprio wiki e pelo skype. A Ilane tem postado alguns materiais também. Na minha primeira página rascunho do wiki eu esquematizei as idéias que poderiam servir de sugestão para a organização do trabalho. No forum do Proa03 para respondi alguns questionamento da professora Luciane Corte real sobre as intervenções descritas a respeito do período presencial em Porto Alegre.

sábado, setembro 16, 2006

"Quando simplesmente respondemos, matamos a possibilidade de o aluno confrontar suas idéias com outras, ou seja, não há comparação, não há conflito, não há confronto, não há construção de conhecimento." Eduardo José Monteiro . Esta frase é do blog da Bernadete Motter, na síntese que fez do 2º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. Achei interessante transcrevê-la pois reforça o nosso papel de questionadores e não de respondedores na nossa ação pedagógica. Foi bom receber notícias dela lá de Caxias do Sul! Viva as TICs!!!

À medida que o curso está ocorrendo percebo que há muitas pontes, cercas , caminhos e muros que figurativamente nos separam de objetivos e metas que queremos atingir. Há muitos desafios pessoais que precisam de visão, de ação e de muita muita análise de teorias para chegarmos a uma prática eficiente de novas formas de fazer pedagógico. É importante estar participando deste processo de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Ontem postei a atividade do PROA06 cujo prazo está limitado a data antes não vista (nem por mim nem pela Helenita) O eProinfo seguidamente está fora do ar e a semana de colocar as coisas em dia foi interessante para que quem se atrasou pudesse se recuperar e quem estava em dia com as atividades pudesse atualizar leituras. Gostei do retorno dado em forma de avaliação pois permite que nos situemos no que diz respeito ao nosso desempenho no curso. Dos foruns percebo que seria interessante imprimir as diversas contribuições para ter um registro como material de consulta no futuro das diferentes idéias expressas pelo grupo pois são enriquecedoras pela amplidão de visões diferenciadas dos assuntos discutidos. As trocas enriquecem o processo de aprendizagem.Vejo pouca intervenção dos professores mas acho que eles acompanham as contribuições pois a avaliação ocorreu. Vivenciar a construção de um PA à distância e sentir que as interações ocorrem e que à medida que interagimos mais com as ferramentas disponibilizadas vamos nos sentindo mais confiantes permite concluir que o mesmo processo pode ocorrer com nossos alunos. Tenho uma curiosidade e intranqüilidade quanto ao método de avaliação utilizado nos PAs e em como estabelecer os objetivos a fim de alinhá-los com o método clínico de Piaget. Fiquei curiosa para saber mais sobre a teoria do fluxo de CSIKSZENTMIHALYI (Somente escrever este nome já foi desafiador imagine o desafio de conhecer essa teoria).

sexta-feira, setembro 08, 2006

Ontem à noite fiquei preocupada com a impossibilidade de acesso ao pbwiki de nosso grupo e à visualização de meu blog. Hoje, pela manhã tentei novamente e o resultado foi o mesmo: "servidor não encontrado". Enviei um e-mail para a professora Rosália solicitando orientações. Minutos após voltei a acessar e estava tudo normal. Não sei o que houve... Pode ser que isso não venha a acontecer mas faz parte dessa história. Publiquei o material pesquisado sobre uma análise econômica e histórica sobre adoçantes e acúcares. Acho importantes essas informações para nos situarmos melhor dentro do contexto do mercado consumidor e produtivo pois isso nos afeta indiretamente. Quanto maior o número de informações a que tivermos acesso e de maior número de áreas de estudo mais conscientemente podemos decidir e optar por algum tipo de adoçante ou açúcar.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Não consigo acessar o pbwiki do nosso projeto a mensagem que recebo é: servidor não encontrado. A minha colega Helenita consegue acessar normal. O que pode ter ocorrido? Tenho material para publicar mas vou deixar o arquivo salvo no meu micro. Mais tarde retomo o desafio.Vou ficar revisando os materiais que tenho para publicar. Ela fez uma página teste e estamos querendo avaliar juntas a disposição dos itens. Tenho dúvidas quanto ao limite de espaço para a publicação dos materiais no pbwiki. Não sei se há limite de caracteres.

domingo, setembro 03, 2006

Estive acessando o e-proinfo e diversas vezes caía a conexão. Pelas 15h e 40min apareceu uma barra informado que haveria a regularização e atualização das atividades do Proa. Quem estevesse com as atividades em atraso deveria colocá-las em dia. Essa mensagem eu já recebera na semana passada. Acho que estou em dia. Os foruns estão para serem atualizados dentro do ambiente do e-proinfo, portanto não vou interagir lá. Enviei meus pareceres sobre os componentes curriculares do nosso projeto e comentários sobre o MC-versão2 do nosso grupo para as minhas colegas via e-mail ontem. Vou tentar contato via Skype hoje para discutirmos em grupo sobre essa abordagem solicitada no Proa 02 na atividades 4 e 5. Pretendo ler diversos textos disponibilizados no Proa4 sobre percepção e atividade perceptiva, leitura da experiência e por uma abordagem construtivista dos mapas conceituais do Proa2. As leituras têm me auxiliado nas reflexões e para as contribuições nos foruns. As atividades propostas nos diversos proas concomitantemente são complementares e delineiam alterações em nossas percepções de nossos alunos e de suas atividades bem como de nossas atividades nos proas. A interpretação que fazemos das leituras dos diversos textos e a ação que modificamos devido a elas provocam novas interações, reações e ações entre nós e os objetos dessas ações e através disso reconstruímos constantemente nossos sistemas de significações. Conforme uma parte do texto sobre diferenças entre percepção e atividades perceptivas (Proa 04) "o educador poderá tentar conhecer como o aluno está pensando, que sistemas de significações está usando e com que sistemas lógicos está operando sobre as novas significações para construir determinados conceitos. Isso poderá servir para escolher quais os recursos a oferecer-lhe para que ele desenvolva novos níveis em suas construções conceituais." "As atividades de exploração centrando a percepção num foco, descentrando e centrando noutro, transpondo relações entre uma parte e outra, fazendo novas coordenações inferenciais entre partes e melhorando as percepções é um processo" que estamos vivenciando neste curso. "AS NOVAS INFORMAÇÕES NÃO ENTRAM DO EXTERIOR PELOS SENTIDOS, MAS ELAS SÃO BUSCADAS PELO SUJEITO COM SEUS ESQUEMAS DE AÇÃO NA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA." "Um ESQUEMA para PIAGET, é constituído pelo que é generalizável na ação, pelos significados que o sujeito vai retirando das ações anteriores. Como os esquemas se organizam em sistemas de esquemas, o sujeito vai construindo sistemas de significações." "Os esquemas de ação, os pré-verbais, e depois os pré-conceituais e finalemnte os conceituais serão esquemas assimiladores de novas significações através da acomodação de significações anteriores com operações lógicas do pensamento." "A atividade apenas perceptiva vai se tornando cognitiva quando o pensamento já pode representar por imagens e por raciocínios o que não está presente no campo perceptivo. O sujeito pode representar, isto é, reapresentar ao pensamento, o que não está presente no campo dos sentidos. É então que se estrutura o pensamento operatório que pode construir sistemas de operações lógicas." Auto-observando nossas ações no ambiente do e-proinfo temos a possibilidade de tomar consciência de nosso próprio processo de aprendizagem. Acho que o ambiente é outro fator a ser considerado nesse processo de proporcionar aprendizagem.
Hoje enviei um e-mail anexando as minhas análises do MC do nosso PA para a Helenita e a Ilane pois a nossa atividade04 do PROA2 no Formulário 2 deve ser enviada após discussão entre as integrantes do grupo sobre os conteúdos curriculares e as explicações e complemtos do MC. Vou aguardar para as trocas entre nós definirem o envio dessa atividade. Vou continuar as leituras e foi importante retomar /um texto da Professora Léa da Cruz Fagundes sobre: Percepções, Noções e Operações. Ela coloca que a teoria de Piaget conta com a noção de atividade para unificar as estruturas da percepção e as da inteligência. A noção não se abstrai da percepção: A noção ou conceito é um produto da atividade do sujeito. A percepçao, tanto quanto a inteligência lógica, é essencialmente uma atividade. ambas são prolomgamento da ação do sujeito.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Referente ao PROA06: Publiquei o Vê Epistemológico relativo ao texto de interpretação das nuvens por crianças, no meu Pbwiki. Fiquei em dúvida se a atividade foi corretamente encaminhada pois houve diversas tentativas anteriores de acesso para a publicação das diferenças e similaridades entre PAs e PPs e quando havia conseguido, recebi e-mails da equipe do PROA 6 informando a senha a ser utilizada por todos os cursistas. No e-mail recebido, em inglês, alterei a senha para a que foi solicitada pelos professores. Porém hoje, na escola, acessei o meu pbwiki pela senha antiga. Estou confusa com essas alterações constantes de senhas de acesso. Espero que estabilize esse processo. Pelo que pude perceber muitos cursistas ainda não postaram essas atividades. Nosso projeto está docemente mais sereno. A Helenita publicou a versão 2 de nosso mapa conforme solicitado nO PROA02. Precisamos fazer a análise conjunta e identificar: a) a explicações e complementos do mapa conceitual e (b) os conteúdos curriculares (para a educação básica) que estão presentes e podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Maiores orientações estão disponíveis no próprio formulário.(o qual tenho receio de acessar indevidamente pois somente um acesso será permitido pelo que entendi.) Temos que combinar um momento de conexão síncrona para discutirmos o assunto juntamente com a Ilane que publicou a imagem abaixo no seu rascunho do pbwiki do nosso projeto. Resolvi colar aqui sem permissão dela. Para lembrar das regiões de percepção dos sabores em nossa língua. Afinal nem só de doces é feita a vida!!! http://proavirtualg34.pbwiki.com/f/image007.gif Um aluno esteve no LIE, hoje e trouxe um material sobre ilusões do cérebro, na maioria relativas a ilusões óticas. Fiquei pensando no que isso tem a ver com a percepção da realidade que pode nem ser o que nos parece! Já pensaram nisso? O que é a realidade realmente? Se a percepção da realidade for distorcida, pode provocar reações inadequadas. As minhas ações e reações dependem do que percebo e de como percebo a realidade ou de como a intepreto! FILOSOFANDO CONCLUO: tentar entender as formas de interpretação da realidade pelas crianças, nos ajuda a promover aprendizagem através do planejamento de atividades adequadas aos níveis de compreensão das crianças ou dos alunos.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Ontem me comuniquei com as integrantes de meu grupo: Ilane e Helenita. Estávamos com dificuldades de acesso ao ambiente do eproinfo e quando finalmente acessei era muito lento o retorno aos diversos Proas. Desisti de navegar e me dediquei a leituras. Um dos textos abordava as observações de interações em ambientes virtuais. Compreendi que as interações entre os indivíduos seja presencial ou virtualmente, provocam reações nos comportamentos e influenciam as novas atitudes, acrescentam informações e conhecimento ao universo individual. A liberdade de movimentos no ambiente virtual possibilita as saídas e entradas dos indivíduos conectados em momentos de sua escolha.Não há um comprometimento similar ao contato presencial. Algumas intervenções provocam maior índice de determinadas reações ou em maior número de indivíduos conectados. Isso é relatado como resultado de pesquisa de observação de determinados dados recortados de interações pela internet e descrita no texto.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Estou postando aqui a cópia da atividade do PROA6 que deveria ser postada no meu Pbwiki no qual não consigo publicar pois a senha para fazer log in não é aceita. O espaço para a turma 3 no PROA6 está disponível apenas desde hoje. Não conseguimos eu e minha colega Helenita acessar anteriormente. Enviei as minhas idéias sobre similaridades e diferenças entre PAs e PPs para a biblioteca - material do aluno a fim de evitar atraso de entrega da tarefa. No Proa6 está sendo solicitada atenção e exatidão de informações bem como o cumprimento das atividades nos prazos. Estou aflita com essa situação. Não quero ser prejudicada pois me empenho muito para efetivar as atividades. PROA 6 para publicar no dia 29/08/2006 Similaridades e diferenças entre os PAs e PPs Tanto os PAS quanto os PPs iniciam tendo por finalidade atender à curiosidade e ambos redundam em construção de aprendizagem através dos novos conceitos elaborados durante e/ou ao final do desenvolvimento dos mesmos. Os PPs visam resolver uma situação-problema proposta. A base e apropriação teórica é fundamental para o desenvolvimento de ambos. A escolha do tema pode ser feita pelo aluno e professor individual ou cooperativamente nos PAs e, se eles forem os pesquisadores nos PPs, também são eles que escolherão individualmente ou em equipe, se a pesquisa for coletiva. O contexto nos dois tipos de metodologias difere: parte da realidade da vida do aluno nos PAs enquanto que, nos PPs o pesquisador elege o contexto que pode ser: fatos sociais, realidades dos alunos, da escola, das comunidades, da sala de aula. Nos PPs o pesquisador delineia o contexto a partir das vivências, observações e indagações sobre o seu meio e passa a investigar a realidade circundante. As decisões e as regras nos PAs são definidas pelos integrantes dos grupos e no PPs, pelo pesquisador ou pela equipe. O papel do professor nos PAs é de orientador e problematizador e o do aluno é o de agente. Nos PPs o professor é pesquisador mas em ambos deve se manter atento ao meio circundante e buscar respostas e esclarecimentos para as indagações e o aluno passa , nos PPs, a sujeito sobre o qual se pensa e pesquisa e eventualmente pode atuar na pesquisa proposta pelo pesquisador. Copiei das instruções do PROA6 por achar interessante e deixo registrado. Espero não ter cometido nenhum engano e me comunicado de forma inadequada. Se Dan Sperber (2006), antropólogo inglês com trabalhos na área da lingüística, estiver certo então nossa comunicação corre sempre sérios riscos de não ser compreendida. Ele diz: “a comunicação humana não é uma atividade que falha apenas quando existe um ruído no canal de comunicação, mas é sobretudo uma atividade com riscos e fracassos constantes”. Trate com carinho e cuidado sua comunicação.

sábado, agosto 26, 2006

Andei relendo alguns textos e atividades e vi que havia elaborado uma ficha sobre um assunto referente a aprendizagem como processo ao longo da vida quando o especificado era método clínico de Piaget (o que é inconsciente: me fez fugir das teorias de Piaget!!!) Migrei pelos foruns de outras turmas.
Tentei testar o skype com a Ilane mas ela não me responde. Vi que o Proa 6 está com uma nova ferramenta: o Vê epistemiológico.
Gostei da mensagem inicial do Proa6 e estou colando aqui para me inspirar.
"A construção do conhecimento e o refinamento do pensamento encontram-se na disponibilidade interior para o debate das próprias convicções, dos conceitos que cada um elege para pôr em movimento suas pesquisas, do aprofundamento teórico, da eleição do método como conseqüência de sua pertinência no estudo e, por fim, da comunicação dessas idéias utilizando recursos que facilitem a visualização da sua articulação interna, demonstrando sua propriedade e coerência. Busca-se o desenvolvimento do espírito de ser pesquisador, capaz de confrontar constantemente o fazer e o pensar."

sexta-feira, agosto 25, 2006

Estou feliz em retornar a esse espaço de publicações e mais entusiasmada porque há colegas minhas fazendo o curso de Pedagogia coordenado pela UFRGS em Sapiranga.
Esse processo e movimento de mais professores aprendendo sobre tecnologias e vivenciando um ambiente mais tecnológico é importante por não nos deixar isolados em ambientes estranhos e inacessíveis para a maioria dos professores. Isso nos motiva e impulsiona para a ação.
A página de minha escola, que publiquei em 2004, está servindo de apoio para algumas atividades com alunos de minha escola e para as colegas da Pedagogia. Sentir que a produção feita está tendo um valor prático é importante. O mesmo processo pode ocorrer com as produções de nossos alunos. Ontem, no NTE de NH, estive assistindo a uma palestra do jornalista e professor da Unisinos Alexandre Kieling que nos apresentou um enfoque sobre a influência da TV e das mídias sobre a população brasileira. Essa influência é decisiva pois 90% dos lares brasileiros possuem aparelho de televisão. A função da tv não é educacional mas ela exerce uma forte e decisiva influência sobre os nossos alunos. Da TV todos recebem informações que, na escola podem ser analisadas pelos professores com os alunos. O professor precisa entender as mídias e os recursos midiáticos, a estruturação das mesmas para depois sim, ser capaz de analisá-las criticamente com os alunos e com isso promover uma aprendizagem mais elaborada. Quanto ao eProinfo ainda continuo a achá-lo um tanto complexo. Gostei das últimas modificações no Proa2 que ajudaram a acelerar os acessos e movimentos no ambiente.

quarta-feira, agosto 23, 2006

domingo, agosto 13, 2006

SITES DE APOIO E DE SUGESTÕES PARA ATIVIDADES COM INFORMÁTICA EDUCACIONAL: http://www.programaescoladigital.org.br/

Só dá para inserir uma imagem de cada vez. Tentei inserir três imagens que selecionei. Só foi inserida a última selecionada.
Aí, está ela.
São flores plantadas por mim!!!
Viram que lindas?
Cultivar é preciso, além de navegar é lógico, e muito!
Gostaria de modificar a página de apresentação do meu blog na página inicial do blogger. Será que posso?
Não estou com tempo agora. Vou explorar essa possibilidade em outro momento.
Descobri mais um endereço interessante para acessar dados:
Creio que poderia criar uma página somente de endereços interessantes por áreas de conhecimentos. Seria bom ter esses endereços para fins de consultas posteriores: como uma página de apoio.
outro site para pesquisa pedagógica:

quinta-feira, agosto 10, 2006

Ainda quero aprender a elaborar objetos de aprendizagem que auxiliem na reflexão sobre
e na construção de novos conhecimentos . Aprender é muito bom!
http://proa11oficinadeaplicativosinventario01.pbwiki.com/EloiceSchaffer Estou alterando o endereço da minha página do Pbwiki pois renomeei a mesma.
Este é o endereço página solicitada para ser criada no Proa11 onde foi elaborada uma avaliação descritiva e algumas atividades de aplicação e uso de ferramentas e de ambientes tecnológicos.
Achei interessante a forma de conduzir a atividade que ao ser executadame levava à reflexão sobre a nossa autonomia e sobre os progressos em minha interação com o ambiente tecnológico em que que está ocorrendo o curso.
Percebi que não me preocupei com a definição das cores das fontes e da página do pbwiki. Seria interessante aprender html.
As leituras que tenho realizado estão influenciando as minhas reflexões sobre a prática educacional. Percebo esse movimento interior ocorrendo sutilmente...

quarta-feira, agosto 09, 2006

No portal Educarede há dicas muito interessantes para trabalhos com TICs. O endereço é : http://www.educarede.org.br/educa/comunidade_virtual/pop_texto_imp.cfm?id_comu... É necessário fazer cadastro para acessá-lo. Vale a pena conferir. Assisti a um forum sobre autenticação digital na NBR e foi comentado de que há a necessidade de material didático em português para EAD. Fiquei interessada pois é uma área de trabalho em que gostaria de atuar. Também verifiquei que há muito material em inglês disponível sobre Piaget e seria interessante traduzi-lo. Haja tempo para tudo isso!!! Vou tentar novamente acessar o eproinfo. Há pouco, novamente, não consegui.
Método Clínico e sua utilização em situação de aprendizagem.
O método clínico pode ser útil para o professor desafiar os alunos mantendo-os engajados e ao mesmo tempo trabalhar os diferentes conceitos envolvidos nos trabalhos com PAs.
Para utilizar esse método com adequação, é necessário um preparo dos professores para serem capazes de proceder na interação e/ou na avaliação das crianças.
O educador deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos.
Isto exige uma prática orientada por uma pedagogia relacional e muito complexa.
Encontrei um site que gostaria de deixar registrado para pesquisar:
Após diversas tentativas frustradas de acessar o eproinfo para entrar nos fóruns, desisti por enquanto. Nos dois últimos dias dediquei várias horas a leituras sobre: um comparativo entre as crianças de Genebra e as brasileiras, o construtivismo e a sua função educacional, aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos, tecnologias e práticas diversificadas (repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender), o método clínico de Piaget. No Proa3 havia um questionamento sobre a possibilidade de uso do método clínico pelos professores em situações de aprendizagem. As crianças hoje, são expostas a muitas informações através dos meios de comunicação, mas essas informações só serão capazes de produzir conhecimento se forem articuladas para este fim. SegundoPiaget o conhecimento é fruto da interação entre o sujeito e o objeto. O sujeito é a criança; o objeto é a informação. A criança, portanto deve interagir com a informação para construir e reconstruir o seu conhecimento . Nós cursistas também estamos envolvidos em um processo de aprendizagem de novas teorias, de novas formas de desenvolver nossas atividades como professores, de novas ferramentas e recursos a serem manuseados para um novo jeito de fazer. As atividades propostas, conforme algumas colocações nas leituras feitas, mesmo sendo desenvolvidas por nós, não indicarão, necessariamente, que tenhamos aprendido. Depende da qualidade da interação que tiver ocorrido entre nós e as informaçõese o que poderá ocasionar ou não, a construção do conhecimento. De qualquer forma deve haver a ação sobre o objeto da aprendizagem. As ações espontâneas não são suficientes para gerar conhecimento. Essas construções necessitam do auxílio de indivíduos mais experientes que possam facilitar o processamento da informação ou a sua organização para tornar o processo acessível. RESTA SABER O QUE ESTAS PESSOAS DEVEM FAZER E COMO DEVEM AGIR. As abordagens educionais não devem ser de uma atitude extremista no sentido de ter que se optar por exclusivamente por uma prática baseada na transmissão de informação ou na construção de conhecimento. Práticas estas vistas como antagônicas mas que podem ser complementares. O educador deve estar preparado para intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações ( transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações problema, projetos e/ou atividades que envolvam ações reflexivas. (José Armando Valente) PGM4 .Tecnologias e práticas diversificadas (repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender). Com essa leitura fiquei mais segura quanto à possibilidade de um trabalho integrado com mais abordagens, sem a necessidade de uma transição brusca de uma linha de trabalho para outra totalmente diversa.

sábado, agosto 05, 2006

Acrescentei os nossos endereços eletrônicos na página do projeto pois só estávamos listadas na referida.
Vi o recado no Proa1 e providenciei isso que fora solicitado.
Estou lendo bastante.
Naveguei pelos proas para verificar as atividades da semana 6 e me organizar para o próximo período que vai coincidir com final de trimestre na escola.
Estou desenvolvendo atividades de Língua Inglesa no LIE da minha escola mas ainda não tem nada a ver com PA.
Esse será um outro passo...

sexta-feira, agosto 04, 2006

Após uma semana de diversas atividades na escola e das diversas oficinas, sobrevivi. Fiz o relato de experiências, enviei para a turma 2 e reenviei para a turma 3 do II Grupo de Porto Alegre RS e espero não me atrapalhar novamente. Passei bastante tempo lendo o material colocado como apoio e/ou de consulta para as atividades. Sobre o método clínico de Piaget, li e analisei o texto da professora Iris, resumi num momento de maior concentração e devo analisar com a finalidade de responder algumas questões propostas como: seria possívelutilizar o método clínico em uma situação de aprendizagem? Quais os passos que um professor poderia realizar/seguir(?) para produzir uma intervenção tendo por base o método clínico? Participei dos fóruns sobre conceitos de aprendizagem, li um recorte de texto de "Os Aprendizes do Futuro: "Projeto? O que é? Como se faz? Nessa leitura é defendida a idéia de que o desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se. Eu imaginava que o assunto a ser trabalhado não seria relevante,mas sim, o processo da investigação e pesquisa. Lendo alguns materiais percebi que é colocada a importância de o objeto de investigação ser de interesse do aluno para instigar a sua curiosidade e atender à sua motivação intrínseca para aprender. Daí a importância da escolha do tema ser do interesse do aluno em atividades com projetos de aprendizagem. Outro conhecimento que adquiri é o da importância de o projeto ser útil para o aluno poder, através da efetivação do mesmo, interferir na realidade, modificando-a ou criando adaptações para resolver problemas ou gerar melhorias de alguma forma. Quanto às atividades do curso, creio estar acompanhando pois navego nos diversos ambientes repetidamente para verificar o que está sendo discutido e analisar as minhas idéias comparativamente com o que está sendo comentado nos fóruns. A nossa colega de grupo, Ilane retornou e está se inteirando e conhecendo agora o que estivemos desenvolvendo no período em que esteve afastada. Ela também pretende instalar o Skype para nos comunicarmos com maior facilidade. A Helenita e eu estamos em contato constante e trocando idéias sobre o nosso projeto. Estou armazenando materias sobre adoçantes e para isso peço e recebo apoio de várias pessoas. Sobre o método clínico, pretendo aprender mais e procurar materiais complementares. Percebo que as leituras e discussões do curso estão, de uma forma sutil interferindo em minhas formas de trabalhar com meus alunos. Percebo apenas, mas não sei bem como isso está ocorrendo. Vou ficar atenta... Deve ser uma fase de reacomodação!!! Estou bem chateada com o fato de não estar sendo remunerada embora estar trabalhando no LIE desde março, com a convocação recém publicada no DO. Espero que essa realidade mude para todos os profissionais terem condições de se sentirem dignos e terem o reconhecimento que merecem. Me ocorreu a idéia de que nós, professores, ao desenvolvermos PAs deveríamos estar trabalhando com temas que possam afetar a nossa realidade de alguma forma, assim como é enfatizado ser importante para os alunos. As minhas observações e interferências com os alunos têm tido um enfoque mais clínico de análise. Deve ser a leitura das teorias produzindo os seus efeitos...

sábado, julho 29, 2006

Adorei ter modificado o meu modelo de blog pois não me identificava com o modelo anterior. Agora vou ter mais prazer em acessá-lo e fazer novas postagens e modificações. Até mais.
Estive enviando o relatório de experiências= atividade 1 do Proa 3. Uma atividade relativamente fácil, mas somente depois de três tentativas é que consegui enviar o texto pois havia uma mensagem de que havia uso de sinais inadequados. Fiz no word, salvei também como arquivo html mas não possível enviar. Depois de renomeado o arquivo com letras minúsculas e sem espaços consegui e enviar o meu texto. Ontem, houve um período de tempo em que eu não conseguia acessar o meu Blog. Não sei o sucedera. Outra ocorrência desagradável foi que parte de meu rascunho no pbwiki do nosso projeto foi perdida durante as minhas alterações. Tentei recuperar acessando as páginas anteriores listadas com os registros das alterações mas não exibe a versão anterior. Portanto está perdido, eu imagino Ontem ao tentar enviar a versão dois do mapa conceitual de nosso grupo ao servidor da UFRGS não obtivemos sucesso. Estavam sendo solicitados um ID e uma senha que não descobrimos. O Mapa está salvo no PB Wiki como imagem. Teremos que reeditá-lo. Há muitas atividades ocorrendo. Vou ler o texto sobre o método clínico de Piaget e responder as questões da atividade 2 do Proa3. Navegarei pelo eproinfo para descobrir as demais tarefas propostas.Isto é que é findi! Agora quero inserir um gif ! Este blog está sem graça!

quinta-feira, julho 27, 2006

C:\Documents and Settings\Usuario\Meus documentos\Minhas imagens\gifs\Giffs Home Page_arquivos\gifsdeanimais_arquivos Inseri um contador de visitas na minha página rascunho do pbwiki, fiz uma tentativa de inserção de índice e de tabela para fins de reestruturação e reorganização da edição final do nosso projeto e principalmente para aprendizagem dos recursos que o pbwiki disponibiliza. Estou gostando de explorar essas possibilidades e tento me lembrar da dica da professora Mônica na etapa presencial em Porto Alegre: "tentem não perder o prazer durante a elaboração do projeto de vocês, embora venham a ser exigidos imensamente durante o curso". Com isso desestressei um pouco. Acima, no início desta postagem fiz a inserção de gif. Não sei se vai funcionar!

domingo, julho 23, 2006

Depois de mais algumas pesquisas realizadas sobre adoçantes, percebo que alguns de meus conceitos estão sendo ampliados. Percebo que o assunto que estamos investigando está atrelado a diversos temas como: interesses econômicos de fabricantes, saúde dos consumidores, terminologias específicas, órgãos de defesa ao consumidor, pesquisas médicas nacionais e internacionais, etc. Como estamos trabalhando com PA essa percepção remete a novas possibilidades de aprendizagem através da investigação cada vez mais aprofundada do tema inicial: "como adoçar alimentos?" Como a idéia da Helenita era tentar descobrir qual o melhor adoçante a ser utilizado sem riscos à saúde, nossas investigações continuam. Mas, até agora, percebo que a alimentação natural, sem tantos doces artificiais é indicada. Iniciei a organização do vocabulário específico ligado ao nosso tema, publicando uma página no rascunho do nosso Projeto. o site do IDEC(Instituto de Defesa do Consumidor)oferece algumas informações interessantes e esclarecedoras. Quanto ao andamento das oficinas complementamos a agenda da turma 3 inserindo as datas de cada semana. Mesmo assim a falta de contato com a tutora e professores está me deixando aflita. Também não recebo mais nenhum e-mail dos grupos. Espero que me orientem. Estou em dúvida se devo passar a participar do PROA 2 automaticamente ou se alguma informação será dada antes do início. Vou verificar nas referências, recados, orientações, e-mais, etc. O que ocorreu com relação ao PROA 1 foi que li os materiais que imprimi por terem me despertado interesse e não porque sabia que devia participar. Quando a professora Rosália apresentou os dois cases para análise essa leitura anterior foi importante. Deve haver muitos cursistas angustiados com essa estratégia do curso. Estou gostando do desafio e acho que participo intensamente das atividades por isso. A distância é que exige uma autonomia maior na execução das tarefas.
Hoje entrei no forum do Proa 1 e deixei meus comentários sobre o Case 1 e 2 que a professora Rosalia nos apresentou para análise na oficina de Projetos de Aprendizagem. Acho que as leituras que tenho realizado neste curso bem como as orientações que tenho recebido no NTE NH têm me dado base para continuar aperfeiçoando os conhecimento em PAs. As diferentes ferramentas que temos utilizado até o momento nos dão maior agilidade para a comunicação dos integrantes dos grupos. Não recebo mais e-mails do pessoal do Proa. Espero que não esteja deixando de receber informações relevantes. Gostaria que o nosso grupo tivesse informações quanto às oficinas de que dewvemos participar antes do início das mesmas. Costumo navegar e ler textos de diversas oficinas por curiosidade e interesse próprio o que tem me ajudado a dar suporte para os comentários no forum de discussão. O chat as vezes está ativo e dou um "oi" de passada e nada mais. Espero que sejamos avisados em caso de atividade conjunta no mesmo.

domingo, julho 16, 2006

sexta-feira, julho 14, 2006

Hoje acessei o eproinfo e verifiquei que as tarefas do dia 10 de julho- quinta semana do curso, estavam listadas: construção da versão dois do mapa conceitual do projeto e publicação no servidor, segundo instruções. Vou atualizar as postagens de meus registros e a partir das descobertas reelaborar o mapa conceitual para publicá-lo. Elaborei um novo mapa conceitual e verifiquei que é importante usar mais a ferramenta: Cmap tools para melhorar o manuseio da mesma. Na etapa presencial uma professora tutora nos ensinou a editar os conectores. Não consegui fazê-lo para melhorar a apresentação do meu mapa. A experiência foi válida e deixou mais claros os conceitos que estão se modificando bem como o fato de posso explorar mais os recursos dessa ferramenta. No momento da publicação do novo mapa conceitual no meu rascunho do projeto, inicialmente não aparecia a imagem do mapa. Refiz os passos e consegui visualizá-lo na página. A Helenita não havia coseguido vê-lo e me alertou. Agora está publicado. Ainda não sei exatamento onde devo verificar que atividades estão sendo propostas para o grupo II de PoaRS. Tenho dúvidas sobre uma atividade do Proa relativo ao e-mail recebido em 13/07/2006 copiado abaixo: Caros cursistas, Meu nome é Cleci Maraschin, sou professora no Instituto de Psicologia na UFRGS e estarei com vocês no Seminário Metodologias de interação e intervenção em ambientes informatizados. Para iniciar nosso trabalho vou necessitar que cada um de vocês elabore um escrito (entre 5 a 7 páginas) relatando episódios que aconteceram tanto no momento presencial do curso quanto na interação nos diferentes ambientes nos quais seja~: (a) contextualizada a situação; (b) descrita a interação - se possível de modo a recuperar o diálogo, no caso em que o episódio tenha ocorrido no momento presencial - (c) destacado as intervenções do professor e/ou colega e (d) as consequencias dessas intervenções.Caso algum de vocês necessite algum esclarecimento, abri um fórum de boas-vindas para interagirmos durante a realização dessa tarefa inicial. O objetivo do texto é ser nosso material de análise durante a disciplina, por isso, não precisam ser muitos episódios (de 3 a 5), mas sim que sejam bem descritos com riqueza de detalhes. Vamos lá? Abraços,Cleci Vou aguardar a resposta do questionamento que fiz a respeito por e-mail. Ainda me percebo insegura quanto aos trabalhos. Os desafios continuam e espero que as próximas etapas sejam cada vez mais enriquecedoras. Está sendo positivo para o meu desenvolvimento.

segunda-feira, julho 10, 2006

Ao ler as dúvidas e angústias expostas no forum do proa11 que fui ler porque uma colega comentou que havia sido orientada pela professora Iris a participardo mesmo, fiquei muito estressada pois eu estava aguardando e acessando as orientações para a turma 3 conforme havíamos sido orientadas no encontro presencial.Lá dizia não há novidades. Entrei no forum e para me orientar melhor imprimi os comentários e as dúvidas. Não entendi a orientação do professor Credine. "Cada um vai postar uma mensagem com o seu nome e, a seguir, postar várias respostas a estas mensagens, uma para cada um dos softwares em utilização e, para cada um deles, uma resposta para cada dúvida. Isto nos permitirá tratar cada caso individualmente. No fórum já tem um exemplo. Observe e se organize para que possamos ajudá-los da melhor maneira possivel." Estou achando muito confuso. Estou perdida nessa nova cidade!!! Estou interagindo através de bate-papo, do webnote. Acesso orientações, agendas e listas de professores orientadores. No forum não estou participando muito pois achei que nada disso estivesse ocorrendo. Acho que há mais gente nessas condições. Imaginei que a estrutura fosse menos confusa. Vou tentar fazer o melhor possível para aprender com e através do EAD em tecnologias educacionais. Estou frustrada devido à confusão.

sábado, julho 08, 2006

Hoje acessei novamente o Webnote e tive a boa surpresa de alguém responder-me sobre as dúvidas para uso dessa ferramenta com alunos. Pretendo testá-la no laboratório. Na sexta-feira baixei o Googlearth nas máquinas do Laboratório da escola e à tarde alguns alunos testaram e foram marcando pontos de referência que descobriram de nossa cidade: nossa escola, suas residências,etc. Acho que dá para explorar mais como apoio aos professores da escola.Eu já utilizava em casa mas nunca havia pensado em explorar como recurso pedagógico até que na reunião de 6/7/2006 no NTE-NH foram apresentados vários sites interessantes que resolvi acessar e descobri algumns registros de experiências de escolas de SC com esse recurso. Estou em dúvida quanto à organização e registros de nosso material sobre o projeto do nosso grupo, formatação da página e como o pequeno grupo poderá se comunicar durante o curso de EAD. Creio que isso irá se esclarecendo e aprenderemos a nos comunicar melhor à distância... Retomei algumas leituras de: Aprendizes do Futuro e Aprender Construindo, material que eu tinha impresso há algum tempo. Entro nos espaços do proinfo para o grupo 3 do RS e aparece: não há novidades. Estou começando a ter dúvidas se há orientações que desconheço. Espero não estar perdendo nenhuma atividade e orientação do grupo 3 do RS. Se tiverem orientações por favor me passem. Achei interessante o vídeo que diz ser importante avaliar além das molduras. Está sendo válido apesar do stress que causa não ter tudo delineado para este curso. Acho que outras colegas estão se sentindo de forma similar.

sexta-feira, junho 30, 2006

Ontem ao retornar de Porto Alegre, uma das primeiras ações foi: verificar os e-mails.Percebi que minha caixa postal estava quase cheia. Colegas de várias cidades haviam deixado registros de suas impressões. Hoje, ao rever as anotações para uma reorganização por assuntos e para servir de material de consulta durante as próximas etapas do curso, lembro do quanto o nível de ansiedade estava alterado em muitos de nós. Como havia informações novas vindas de diversas pessoas e sobre assuntos variados o processamento das mesmas ficou mais lento. Tenho a impressão de que muitas dificuldades desaparecerão com o uso dos diferentes recursos nos diversos ambientes gerando maior autonomia e autoconfiança em nós. Agora os passos iniciais foram dados para essa caminhada em grupo. Baixei o programa: Cmaptools, descobri um espaço para recados, explorei parte do ambiente da página do eproinfo, li o mapa de viagem: está tudo lá. Os professores foram previdentes em nos deixar as ferramentas a mão...

quinta-feira, junho 29, 2006

Hoje elaboramos o mapa conceitual sobre as nossas certezas provisórias a respeito do nosso projeto. Percebo que evoluimos em relação à nossa primeira tentativa de construção de um mapa, tanto na exploração dos recursos do software quanto na forma de raciocínio seguida para estabelecer as conexões conceituais dos integrantes do grupo. Um assunto que nunca me despertara interesse está aos poucos me propiciando uma vivência de processo de construção de conhecimento: adoçantes. A percepção do que ocorre comigo nesse processo tanto em termos de negociação, de discussão, de trocas, de participação e de revisão de idéias bem como de crescimento em dominar novas formas de registro me assegura que ter sido tirada do ponto de equilíbrio nesses dias está valendo a pena. Meu contato com informática educacional começou há vários anos quando aprendi a ligar um computador e adquiri o meu primeiro micro: um hot bit que era um "charme". A evolução que ocorreu e continua ocorrendo é um processo que tem me proporcionado momentos estimulantes de convivência com alunos, colegas e professores. Muitas experiências serão, com certeza, vivenciadas com uma nova abordagem. Espero que consigamos solucionar as dificuldades que forem surgindo durante essa caminhada.

quarta-feira, junho 28, 2006

Após analisar diversas idéias eu escolhera a questão investigativa:"Qual a base científica para analisar o "sincronismo" em nossas vidas?" Houve um agrupamento e um reagrupamento das integrantes dos grupos e resolvemos "adoçar" o tema investigando: "Qual a forma mais saudável de adoçar alimentos?" Enfocaremos origem, tipos, características, composiçao, indicação, descobertas recentes, histórico dos adoçantes, como ponto de partida para o desenvolvimento do nosso projeto de aprendizagem encaminhado em 28/06/2006 na UFRGS orientadas pelas professoras: Iris, Beatriz e Cristina à tarde.