sexta-feira, agosto 04, 2006

Após uma semana de diversas atividades na escola e das diversas oficinas, sobrevivi. Fiz o relato de experiências, enviei para a turma 2 e reenviei para a turma 3 do II Grupo de Porto Alegre RS e espero não me atrapalhar novamente. Passei bastante tempo lendo o material colocado como apoio e/ou de consulta para as atividades. Sobre o método clínico de Piaget, li e analisei o texto da professora Iris, resumi num momento de maior concentração e devo analisar com a finalidade de responder algumas questões propostas como: seria possívelutilizar o método clínico em uma situação de aprendizagem? Quais os passos que um professor poderia realizar/seguir(?) para produzir uma intervenção tendo por base o método clínico? Participei dos fóruns sobre conceitos de aprendizagem, li um recorte de texto de "Os Aprendizes do Futuro: "Projeto? O que é? Como se faz? Nessa leitura é defendida a idéia de que o desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se. Eu imaginava que o assunto a ser trabalhado não seria relevante,mas sim, o processo da investigação e pesquisa. Lendo alguns materiais percebi que é colocada a importância de o objeto de investigação ser de interesse do aluno para instigar a sua curiosidade e atender à sua motivação intrínseca para aprender. Daí a importância da escolha do tema ser do interesse do aluno em atividades com projetos de aprendizagem. Outro conhecimento que adquiri é o da importância de o projeto ser útil para o aluno poder, através da efetivação do mesmo, interferir na realidade, modificando-a ou criando adaptações para resolver problemas ou gerar melhorias de alguma forma. Quanto às atividades do curso, creio estar acompanhando pois navego nos diversos ambientes repetidamente para verificar o que está sendo discutido e analisar as minhas idéias comparativamente com o que está sendo comentado nos fóruns. A nossa colega de grupo, Ilane retornou e está se inteirando e conhecendo agora o que estivemos desenvolvendo no período em que esteve afastada. Ela também pretende instalar o Skype para nos comunicarmos com maior facilidade. A Helenita e eu estamos em contato constante e trocando idéias sobre o nosso projeto. Estou armazenando materias sobre adoçantes e para isso peço e recebo apoio de várias pessoas. Sobre o método clínico, pretendo aprender mais e procurar materiais complementares. Percebo que as leituras e discussões do curso estão, de uma forma sutil interferindo em minhas formas de trabalhar com meus alunos. Percebo apenas, mas não sei bem como isso está ocorrendo. Vou ficar atenta... Deve ser uma fase de reacomodação!!! Estou bem chateada com o fato de não estar sendo remunerada embora estar trabalhando no LIE desde março, com a convocação recém publicada no DO. Espero que essa realidade mude para todos os profissionais terem condições de se sentirem dignos e terem o reconhecimento que merecem. Me ocorreu a idéia de que nós, professores, ao desenvolvermos PAs deveríamos estar trabalhando com temas que possam afetar a nossa realidade de alguma forma, assim como é enfatizado ser importante para os alunos. As minhas observações e interferências com os alunos têm tido um enfoque mais clínico de análise. Deve ser a leitura das teorias produzindo os seus efeitos...

Nenhum comentário: