Curso de Pós-graduação Lato Sensu pela UFRGS: Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem".
segunda-feira, agosto 28, 2006
Estou postando aqui a cópia da atividade do PROA6 que deveria ser postada no meu Pbwiki no qual não consigo publicar pois a senha para fazer log in não é aceita.
O espaço para a turma 3 no PROA6 está disponível apenas desde hoje. Não conseguimos eu e minha colega Helenita acessar anteriormente.
Enviei as minhas idéias sobre similaridades e diferenças entre PAs e PPs para a biblioteca - material do aluno a fim de evitar atraso de entrega da tarefa.
No Proa6 está sendo solicitada atenção e exatidão de informações bem como o cumprimento das atividades nos prazos. Estou aflita com essa situação.
Não quero ser prejudicada pois me empenho muito para efetivar as atividades.
PROA 6 para publicar no dia 29/08/2006
Similaridades e diferenças entre os PAs e PPs
Tanto os PAS quanto os PPs iniciam tendo por finalidade atender à curiosidade e ambos redundam em construção de aprendizagem através dos novos conceitos elaborados durante e/ou ao final do desenvolvimento dos mesmos. Os PPs visam resolver uma situação-problema proposta. A base e apropriação teórica é fundamental para o desenvolvimento de ambos.
A escolha do tema pode ser feita pelo aluno e professor individual ou cooperativamente nos PAs e, se eles forem os pesquisadores nos PPs, também são eles que escolherão individualmente ou em equipe, se a pesquisa for coletiva.
O contexto nos dois tipos de metodologias difere: parte da realidade da vida do aluno nos PAs enquanto que, nos PPs o pesquisador elege o contexto que pode ser: fatos sociais, realidades dos alunos, da escola, das comunidades, da sala de aula.
Nos PPs o pesquisador delineia o contexto a partir das vivências, observações e indagações sobre o seu meio e passa a investigar a realidade circundante.
As decisões e as regras nos PAs são definidas pelos integrantes dos grupos e no PPs, pelo pesquisador ou pela equipe.
O papel do professor nos PAs é de orientador e problematizador e o do aluno é o de agente. Nos PPs o professor é pesquisador mas em ambos deve se manter atento ao meio circundante e buscar respostas e esclarecimentos para as indagações e o aluno passa , nos PPs, a sujeito sobre o qual se pensa e pesquisa e eventualmente pode atuar na pesquisa proposta pelo pesquisador.
Copiei das instruções do PROA6 por achar interessante e deixo registrado.
Espero não ter cometido nenhum engano e me comunicado de forma inadequada.
Se Dan Sperber (2006), antropólogo inglês com trabalhos na área da lingüística, estiver certo então nossa comunicação corre sempre sérios riscos de não ser compreendida.
Ele diz: “a comunicação humana não é uma atividade que falha apenas quando existe um ruído no canal de comunicação, mas é sobretudo uma atividade com riscos e fracassos constantes”.
Trate com carinho e cuidado sua comunicação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário