sexta-feira, agosto 25, 2006

Estou feliz em retornar a esse espaço de publicações e mais entusiasmada porque há colegas minhas fazendo o curso de Pedagogia coordenado pela UFRGS em Sapiranga.
Esse processo e movimento de mais professores aprendendo sobre tecnologias e vivenciando um ambiente mais tecnológico é importante por não nos deixar isolados em ambientes estranhos e inacessíveis para a maioria dos professores. Isso nos motiva e impulsiona para a ação.
A página de minha escola, que publiquei em 2004, está servindo de apoio para algumas atividades com alunos de minha escola e para as colegas da Pedagogia. Sentir que a produção feita está tendo um valor prático é importante. O mesmo processo pode ocorrer com as produções de nossos alunos. Ontem, no NTE de NH, estive assistindo a uma palestra do jornalista e professor da Unisinos Alexandre Kieling que nos apresentou um enfoque sobre a influência da TV e das mídias sobre a população brasileira. Essa influência é decisiva pois 90% dos lares brasileiros possuem aparelho de televisão. A função da tv não é educacional mas ela exerce uma forte e decisiva influência sobre os nossos alunos. Da TV todos recebem informações que, na escola podem ser analisadas pelos professores com os alunos. O professor precisa entender as mídias e os recursos midiáticos, a estruturação das mesmas para depois sim, ser capaz de analisá-las criticamente com os alunos e com isso promover uma aprendizagem mais elaborada. Quanto ao eProinfo ainda continuo a achá-lo um tanto complexo. Gostei das últimas modificações no Proa2 que ajudaram a acelerar os acessos e movimentos no ambiente.

Nenhum comentário: