
As atividades em final de ano são intensas.
Estou acompanhando as tarefas nos Proas e percebo que elas se integram entre si e que é através dessa integração que as teorias começam a fazer sentido e a ter relação com o nosso trabalho diário.
Na escola intalei o aplicativo CmapTools nas dez máquinas para que os alunos comecem a manusear essa ferramenta. Em sala de aula testei a elaboração dos conceitos "ensinados" sobre o funcionamento dos verbos no Simple Present e no Present Continuous. Observei que os mesmos alunos que possuem maior facilidade de aprender tiveram um desempenho melhor e mais rápido em relação aos demais alunos do grupo.
Pareceu que os registros (em forma de mapa conceitual), despertaram certa curiosidade e até uma certa desconfiança do tipo: "que negócio é esse?"
Acho que essa ferramenta é interessante mas exige uma elaboração e construção anterior ao uso do aplicativo no laboratório de Informática. Ele em si desafia pelas peculiaridades do aplicatico. Os alunos devem vir com as idéias a registrar pré-definidas nas primeiras vezes em que forem utilizar o aplicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário