domingo, outubro 08, 2006

Nosso grupo de PA evoluiu bastante nas interações nas últimas semanas pelo minha percepção. Baseada nas leituras dos materiais de PROA 03: Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos; Egocentrismo, Conformismo, Coação e Cooperação Intelectuais tomei maior consciência de algumas coisas que ocorrem entre os sujeitos de grupos de trabalho envolvidos em Aprendizagem à Distância e em Projetos de Aprendizagem. No forum postei algumas das conclusões a que cheguei e li comentários de colegas. Algumas análises feitas por colegas citam as fases de desenvolvimento de Piaget e nos remetem à reflexão sobre atitudes tomadas e à criança interior que existe em todos nós e que se manifesta nas interrelações sócio-cognitivas que estabelecemos no desenvolvimento do PA no EAD. Uma das características relatadas é a reversibilidade que seria a capacidade que a criança terá adquirido quando puder trocar rapidamente, num ou noutro sentido, de pontos de referência e conseguir coordená-los entre si. A reversibilidade lógica é uma propriedade de operações. O reverso da adição é a subtração. Outra característica comentada é a reciprocidade que é a capacidade de perceber relações a partir de dois lados. É recíproca uma relação entre duas pessoas se ambas se envolvem uma com a outra e cada uma avalia por ambos os lados a relação compartilhada (Piaget - Thomas Kesselring, (1993). (Comentado pela cursista Bernadete no forum). Da colega Fátima achei importante registrar um recorte de sua postagem para lembrar: "Hoje a comunicação deve ser multidirecional e afetiva. Todos podem falar com todos de forma autônoma e com níveis de censura e de etiqueta previamente acordados pelo grupo. Assim tratar sobre currículo é centrar em cooperação e colaboração tão importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento para formar o cidadão que atuará nessa sociedade e porque e como viabilizá-las em ambientes telemáticos. Um ambiente virtual de aprendizagem envolve um contexto mais amplo que puramente a utilização da tecnologia; tem-se primordialmente a facilidade na construção do conhecimento através da interação dos participantes, sejam eles educadores ou educandos, permitindo discussões e troca de idéias além de disponibilizar e publicar materiais instrucionais. O conhecimento resulta da construção coletiva pelos educadores e educandos - estes ativos, construtores, descobridores, transformadores do conhecimento, realizam tomadas de decisões. A aprendizagem na essência é cooperativa e as equipes cooperativas, deixando de ser competitiva, limitada e individualista. Ensinar neste contexto é complexo e requer considerável formação. este novo rumo da educação atual da educação que segundo Fellers(1996) é o paradigma novo da ERa Digital/da Informação, tornando expresso que no currículo de nossas escolas devemos dinamizar mecanismos para possibilitar a comunicação, a colaboração e a criatividade. COMO VIABILIZAR ISSO???

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