Curso de Pós-graduação Lato Sensu pela UFRGS: Especialização em "Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem".
domingo, outubro 08, 2006
Nosso grupo de PA evoluiu bastante nas interações nas últimas semanas pelo minha percepção. Baseada nas leituras dos materiais de PROA 03: Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos; Egocentrismo, Conformismo, Coação e Cooperação Intelectuais tomei maior consciência de algumas coisas que ocorrem entre os sujeitos de grupos de trabalho envolvidos em Aprendizagem à Distância e em Projetos de Aprendizagem.
No forum postei algumas das conclusões a que cheguei e li comentários de colegas.
Algumas análises feitas por colegas citam as fases de desenvolvimento de Piaget e nos remetem à reflexão sobre atitudes tomadas e à criança interior que existe em todos nós e que se manifesta nas interrelações sócio-cognitivas que estabelecemos no desenvolvimento do PA no EAD.
Uma das características relatadas é a reversibilidade que seria a capacidade que a criança terá adquirido quando puder trocar rapidamente, num ou noutro sentido, de pontos de referência e conseguir coordená-los entre si. A reversibilidade lógica é uma propriedade de operações. O reverso da adição é a subtração.
Outra característica comentada é a reciprocidade que é a capacidade de perceber relações a partir de dois lados. É recíproca uma relação entre duas pessoas se ambas se envolvem uma com a outra e cada uma avalia por ambos os lados a relação compartilhada (Piaget - Thomas Kesselring, (1993). (Comentado pela cursista Bernadete no forum).
Da colega Fátima achei importante registrar um recorte de sua postagem para lembrar: "Hoje a comunicação deve ser multidirecional e afetiva. Todos podem falar com todos de forma autônoma e com níveis de censura e de etiqueta previamente acordados pelo grupo.
Assim tratar sobre currículo é centrar em cooperação e colaboração tão importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento para formar o cidadão que atuará nessa sociedade e porque e como viabilizá-las em ambientes telemáticos.
Um ambiente virtual de aprendizagem envolve um contexto mais amplo que puramente a utilização da tecnologia; tem-se primordialmente a facilidade na construção do conhecimento através da interação dos participantes, sejam eles educadores ou educandos, permitindo discussões e troca de idéias além de disponibilizar e publicar materiais instrucionais.
O conhecimento resulta da construção coletiva pelos educadores e educandos - estes ativos, construtores, descobridores, transformadores do conhecimento, realizam tomadas de decisões. A aprendizagem na essência é cooperativa e as equipes cooperativas, deixando de ser competitiva, limitada e individualista. Ensinar neste contexto é complexo e requer considerável formação. este novo rumo da educação atual da educação que segundo Fellers(1996) é o paradigma novo da ERa Digital/da Informação, tornando expresso que no currículo de nossas escolas devemos dinamizar mecanismos para possibilitar a comunicação, a colaboração e a criatividade.
COMO VIABILIZAR ISSO???
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