sexta-feira, novembro 09, 2007

passos...

Ao retornar para a fase de 2007 do Curso de Pós- Graduação e o reinício do ano letivo, muitas leituras, reflexões aguardavam.
Novos conhecimentos estavam por ser construídos pelas atividades do PROA e pelo desenvolvimento e análise de um projeto de Aprendizagem. Agora o TCC está entregue!
UFA!!!
A caminhada iniciou com o primeiro passo!
Passos se seguiram e ainda virão novos.
Está sendo válido o processo de reflexão que me faz ter novas percepções das atividades como docente.
CONSTRUÇÂO!!!

E o final do ano chegando...

domingo, outubro 28, 2007

A aprendizagem construída no decurso do Proa nos acompanha
e influencia para sempre.
A VIDA NÃO TEM "REPLAY"!

sábado, setembro 01, 2007

Concluindo

No dia 28 de agosto de 2007 enviei a cópia da última versão de meu TCC para a professora orientadora que acusou o recebimento por e-mail no dia seguinte. Ela diz estar fechando os comentários na semana. Estou aguardando as orientações para providenciar uma cópia impressa do documento e a preparação da próxima etapa.

segunda-feira, julho 02, 2007

Adoçando Alimentos

http://proavirtualg34.pbwiki.com/ Revisitei a nossa construção em grupo e à distãncia do projeto de aprendizagem: Adoçando Alimentos. A reflexão sobre essa construção auxilia na análise reflexiva sobre o PA dos alunos na escola.

domingo, julho 01, 2007

As leituras sobre o construtivismo estão absorvendo boa parte do tempo. As análises referentes ao projeto de aprendizagem desenvolvido estão sendo elaboradas e reelaboradas conforme novas idéias vão surgindo. As dúvidas são encaminhadas à professora orientadora que demora em dar retorno. Isso deixa a sensação de que não há muita intervenção no delineamento do trabalho de conclusão e angustia por ter sido comunicado por e-mail de que todas as alterações deverão ser encaminhadas e serão retornadas por esse meio. O tempo passa e a construção do TCC vai ocorrendo de acordo com as próprias elaborações. Não dá para aguardar porque temos prazo para a conclusão. Não acho interessante trabalhar na elaboração do TCC sem ter as informações completas quanto à forma de publicação do mesmo e com tanta dificuldade de comunicação. Quando entro no forum de discussão do ambinete e-proinfo não há comentários da professora orientadora.

sábado, junho 09, 2007

proars

http://proavirtual.blogspot.com/2006/07/bubbleshare.html

segunda-feira, junho 04, 2007

terça-feira, maio 01, 2007

Dia do Trabalho

Hoje trabalhei bastante em função do PROA 17: OFICINA DE BLOGS E FLOGS. A questão da pesquisa para o TCC está martelando em minha mente. Surgem idéias, algumas anoto outras se perdem ao léu. A Análise do PA pode ser feita de várias formas. Quero saber o prazo para a finalização do TCC. Outras tarefas de exigem a minha atenção. Segunda-feira o meu carro foi riscado no estacionamento da escola. Imagino o que se passa na mente de uma criança que toma uma atitude agressiva dessas e deve estar se sentindo à vontade para tanto. Que sociedade é essa em que estamos inseridos onde reina a impunidade e a violência? Que adulto será aquele que riscou deixando deliberadamente marcas de sua raiva, de sua falta de limites internos? Sinto-me impotente muitas vezes como cidadã, como profissional diante desse quadro social em que me encontro. Lamento que a sensação seja de pouca esperança e fé em mudanças. Compreender o fato de que incomoda a alguns ver outros com coisas que não têm, ou não são, é uma forma de ao menos continuar racional. Educar!!! Sinto-me agredida!!! Tenho dó de quem fez os riscos!!! E tenho dó do salário que será gasto para os reparos. A escola reflete muitos dos problemas sociais brasileiros.

sexta-feira, abril 27, 2007

Muitas atividades e cansaço

Hoje resolvi fazer um registro. ontem descobri que estava inciando a oficina de blogs e que eu estava inscrita apesar dos contratempos que houveram. Iniciaei as tarefas, as leituras e solicitei a correção do meu nome no blog geral do PROA17.
Recebi e-mail da profa. Ana Vilma Tiboy do PROA 07 para que o grupo registrasse as perguntas e descobertas dos trabalhos sobre Tecnologias Assistivas e postei no Blog daquele PROA. Nosso grupo está meio disperso para encontros mas ativo nos trabalhos. Nos comunicamos por e-mails ou comentários no blog. Descobrimos os conceitos e classificações de TAs e a minha curiosidade sobre superdotados continua. Descobrimos TAs para deficientes visuais e auditivos e multideficiências.
Na verdade penso que todos temos algum tipo de deficiência apesar de toda a sabedoria da criação Divina. Estou cansada e vou descansar.

sexta-feira, abril 06, 2007

Já recebi as respostas de todos os questionários no dia seguinte ao envio aos pais dos alunos do PA.
Houve 100% de respostas e será feita uma tabulação dos dados e, depois os contatos com os pais serão para apresentar os trabalhos e as produções dos alunos (seus filhos).
Os endereços dos pbwikis e dos e-mails dos grupos serão informados aos pais para que enviem comentários aos filhos se assim o desejarem e se tiverem acesso à internet.
Outra alternativa poderá ser a apresentação, aos pais que não possuem acesso a computadores, dos trabalhos dos seus filhos e dos demais grupos no LIE da escola, em um momento a ser combinado.
Assim a coleta de dados servirá para atender às expectativas dos pais em relação ao desenvolvimento do PA e para permitir uma maior integração entre pais, filhos e professores envolvidos nesse Projeto de Aprendizagem.

quarta-feira, abril 04, 2007

Estes são alunos trabalhando em um PA sobre o tema guarda-chuva: "O Corpo Humano". This album is powered by BubbleShare - Add to my blog
De tudo ficam três coisas: Fernando Sabino A certeza de que estamos sempre começando; A certeza de que é preciso continuar E a certeza de podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um novo caminho; Fazer da queda um passo de dança; Do medo uma escada; Do sonho uma ponte;
Li no jornal NH de hoje, um texto do qual recorto o seguinte: "É PRECISO MUITA CORAGEM PRA ESCOLHER RENOVAR, DESISTIR DO VELHO, RESISTIR À ACOMODAÇÃO E EXISTIR DE UM JEITO NOVO. É aí que finalmente a gente acha o nosso ninho de ovos. Um ninho de novos objetivos que nos acolhe com vida e esperança. Esta é a verdadeira mensagem da Páscoa. Ela nos pede para regenerar corpo e alma e transcender, feito borboleta que sai do casulo. Este é o nosso desafio...

domingo, abril 01, 2007

Hoje, ao verificar no calendário os diversos feriados que estão por vir em abril,vi que o prazo para acabar o PA está curto.
Listei as atividades previstas e pretendo negociar com a professora parceira para ampliarmos os períodos no LIE a fim de não nos atrapalharmos.

sábado, março 31, 2007

Elaborei uma pesquisa para avaliar a receptividade do PA junto aos familiares dos alunos envolvidos no desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem sobre o Corpo Humano. Pretendo entregar para a professora parceira na segunda-feira à tarde.
Estou curiosa quanto às respostas.

quinta-feira, março 29, 2007

Hoje os alunos da turma do PA vieram ao LIE em pequenos grupos alternadamente o que permitiu uma avaliação do que eles haviam escrito nos e-mails para os colegas e o que tinham coletado de materiais além de uma revisão ortográfica das produções dos mesmos. Percebi que quando algo tinha que se arrumado da digitação os alunos se culpavam: "Viu isso aí foi você que fez!" - "Eu não, eu nem mexi nessa parte!" Interferi dizendo que o que era importante era que ficasse "legal" para ser publicado e para os outros depois lerem na internet. "Silêncio." Foi bom ter tido esses momentos com cada grupo. A concentração deles foi melhor e o meu foco ficou só em um grupo. Com relação à análise de mídias com alunos. Comentei com uma colega da área da Língua Portuguesa se ela já trabalhara algum tipo de atividade nesse sentido. Ela disse que não. Falei que precisaria desenvolver uma atividade mas que os alunos poderiam escolher algo para analisar. Ela disse que eu poderia desenvolver a atividade sem problemas. Hoje ela veio conversar comigo me mostrando um material do livro que abordava uma pesquisa sobre preferências dos jovens pesquisadas em diversos paíes por uma empresa de cartoons. Ela iniciará a leitura do texto e nas questões de compreensão, incluirá uma sobre a preferência dos alunos se pudessem analisar uma mídia na escola o que escolheriam? É um avanço poder trabalhar em parceria com uma colega em pequenas interações.

quarta-feira, março 28, 2007

Hoje, na escola os alunos trabalharam interagindo por e-mail sobre os seus trabalhos. Foi uma forma de socialização e de registros para acompanhamento dos trabalhos.
Essa atividade foi planejada com fins específicos de proporcionar uma maior autonomia dos alunos com o uso de e-mails, fazer uma reflexão sobre os seus trabalhos e conhecer as descobertas dos colegas.
Uma organização dos passos a serem seguidos em forma de lista ajudou-os a verem que quando algo não dava certo era possível refazer os passos e atingir o objetivo. A Diretora e a vice-diretora vieram prestigiar os trabalhos e conhecer as produções e interações dos alunos. A evolução do PA na escola está de vento em popa. Que não encontremos ice-bergs!!!

segunda-feira, março 26, 2007

Ontem elaborei e publiquei as atividades das semanas 10, 11 e 12 do PROA12. Hoje publiquei as fotos de meus alunos em uma página do pbwiki. Não estava conseguindo fazê-lo. Parei ontem e retomei hoje. Estava aflita pois os MCs dos alunos estão salvos como imagens feitas no Paint nas pastas do LIE e algumas das imagens dos trabalhos dos alunos precisam ser publicadas pois serviram para uma maior compreensão dos assuntos que eles estão investigando. Acessei o blog de Tecnologias Assistivas de nosso grupo do PROA7 - Gelsi e agora acessei o meu blog cujo link foi criado automaticamente e a postagem que estou editando exigiu atenção na tela. Mudou a forma de acesso. Quero organizar os links do meu blog em uma SideBar. Planejei uma integração e socialização dos alunos do PA, por e-mail, pesquisei sites de apoio para os trabalhos deles e sobre TICs como TAs. O computador como caderno eletrônico pode servir de apoio e de conexão para pessoas com dificuldades de locomoção e com necessidades especiais obterem maior qualidade de vida.

sábado, março 24, 2007

No decorrer da construção das páginas dos PAs senti-me de diversas formas:
primeiro: tranqüila pois ja havia criado e-mails e pbwikis para cada um dos grupos de alunos com senhas listadas. Tudo estava pronto para iniciar os registros. Pedi confirmação para a professora orientadora Rosália e qual não foi a minha surpresa por ter tentado me adiantar nas tarefas...
segundo: confusa e dasanimando pois a construção estava adequada mas agora as senhas estavam sendo definidas: iguais para todos os PAs. Refiz a construção e pedi confirmação da orientadora.
terceiro: arrependida de ter sido apressada pois o professor Dario orientou de como alterar as senhas do pbwikis construídos. Aprendi a me refazer sob pressão e assim adequei as páginas dos alunos pois a turminha de terceira série com vinte e sete alunos não teria como executar tal tarefa que alunos maiores executam com facilidade.
As publicações dos alunos no pbwikis devem ser iniciadas na próxima semana. Tentei criar um blog para os alunos mas a senha exigida pelos professores do Curso não foi aceita por ser muito curta. Desisti de criar, por enquanto. Acho que seria muito interessante se cada aluno tivesse o seu blog onde registrassem as suas impressões com link para o Pbwiki da turma 33.
Há atividades do Proa 12 e 7 a executar o que não permite uma dedicação exclusiva ao PA. O TCC é uma preocupação constante. Os alunos de inglês exigem atenção e acompanhamento.
Sei que o processo de aprender é do aluno mas a tarefa de ensinar ainda acho que seja do professor.

quarta-feira, março 21, 2007

htt://paeloice.pbwiki.com
Estamos desenvolvendo os PAs nas escola para aplicar os conhecimentos, teorias e práticas junto aos nossos alunos.Podemos perceber novas formas de aprendizagem ocorrendo em um ambiente diferente, com menos controle sobre cada detalhe da atividade dos alunos. Um professor com mais um professor parceiro deixam alunos aguardando com nove grupos desenvolvendo assuntos diferentes.
Se o PA fosse uma prática constante onde mais profissionais estivessem envolvidos em mais espaços informatizados numa mesma escola presumo que o trabalho seria melhor. Sinto-me lançando uma sementinha em um pequeno espaço de terra: um canteirinho de 27 alunos cujo conhecimento poderá florescer...

sábado, março 17, 2007

Lembrei que quando estava na China me chamou a atenção o relevo diferenciado do calçamento das ruas: ao longo, no centro do calçamento há lajotas com ranhuras alinhadas no sentido da direção do calçamento. Nas rampas e nas esquinas há lajotas com pequenos círculos em relevo. Este calçamento foi projetado visando orientar os deficientes visuais no seu deslocamento.
Acima fotos permitem visualizar o exposto.
Estamos com atividades relativas a TAs: Tecnologias Assistivas no Proa7 com o grupo 3 das integrantes: Gelsi, Fátima, Eloice Elizete e Giovana. Tentei postar um comentário no blog criado mas a senha não foi aceita, mandei por e-mail para a Gelsi(mediadora). Um material informativo sobre tecnologias assistivas é: Teófilo Alves Galvão Filhohttp://www.galvaofilho.net/teofilo@infoesp.net Tecnologia Assistiva (TA) é qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática, utilizado por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos. (ISO 9999)
Preciso da senha para acessar esse novo blog criado pela colega mediadora...

domingo, março 11, 2007

A junção ou aglutinação das atividades de diversos PROAS(01-02-06-10-5 E 12) e a proximidade de iniciar as oficinas ou seminários coincidem com a aplicação de um PA na escola e geram uma insegurança típica em mudanças em nossas vidas.
O desafio de desenvolver um PA com alunos da rede pública de ensino no RS gera um sentimento de medo pela responsabilidade de propiciar aprendizagem neste período de praticamente um mês de aulas para alunos de uma professora parceira que vivenciará o processo sem ter nenhuma experiência com essa forma de trabalho.
A escola, a turma e a professora parceira já foram definidas. Será necessário organizar o cronograma e o PA .
As formas de registro das descobertas dos alunos ainda não foram definidas.
Os MC como instrumentos de avaliação serão discutidos no PROA 10. Acho o CMapTools complicado para uso por alunos menores. Os conceitos formulados podem ser registrados em forma de mapas sem o uso dessa ferramenta.
A organização de arquivos dos grupos de alunos deve ser providenciada para não gerar confusão em vez de aprendizagem.
Sites de apoio encontrados serão colocados nas pastas dos favoritos das máquinas do Espaço Informatizado.
Uma reunião de planejamento com a professora deverá ocorrer para alavancar o PA.
O PROA 06 vai orientar individualmente quanto à questão investigativa do Trabalho de Conclusão.
Em paralelo a isso os alunos das turmas de quintas e sextas séries terão as aulas de inglês.
O desafio está lançado! É preciso navegar!

quarta-feira, março 07, 2007

Hoje enviei o relatório-síntese da análise dos dados dos questionários sobre o consumo cultural dos alunos. As informações resultantes da tabulação dos dados coletados delineiam o perfil dos alunos e nos permitem uma atuação pedagógica baseada nos mesmos.
Percebo que a coleta de dados é importante apesar de pouco utilizada por mim até agora.
A clareza da questão investigativa direciona e determina as perguntas que serão feitas.
A definição dos tipos de questões permite uma delimitação da abrangência das opções de respostas abertas ou fechadas. O cuidado na interpretação dos dados é imprescindível. A quantificação dos dados permite uma visão mais clara das direções que são indicadas e dos rumos que podemos tomar a partir delas.

domingo, março 04, 2007

Retornando às atividades escolares e às tarefas dos proas estou me inteirando do que temos que desenvolver, ler e analisar.
Estou confiante de que será muito bom continuar e concluir o curso que iniciei.
Estive ensinando português para algumas chinesas em janeiro de 2007. Registro em foto a experiência que foi interessante.

domingo, fevereiro 25, 2007

Recebi em-mails da professora Jane referente: - ter ou não ter recebido avaliação do questionário enviado - PROA5; - não ter efetuado as atividades 2 e 6 do PROA 12; Como estou voltando de férias, somente terei acesso aos meus dados no início de março quando poderei conferir os assunto acima. Não estou conseguindo acessar o ambiente do eproinfo aqui. É impossível lembrar do que foram as atividades solicitadas pois havia diversas e pelo que me lembro deixei todas efetuadas. Voltarei às atividades dos PROAS logo que possível.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Conheci a cidade de Macau no final de semana passado e fiquei impressionada com as ruas, ruelas e becos que se entreligam tomadas por vendedores de produtos dos mais variados: roupas, quinquilharias, alimentos, livros perfumes etc. Estas ruas possuem uma aparência antiga: a fiaçao elétrica está exposta, entrelaçada escurecida e passa uma imagem de desleixo, de falta de planejamento e de improvisação. Contrastando com isso há hotéis, cassinos, lojas modernas e avenidas largas. A sensação de que convive o antigo e o novo em harmonia. Duas cidades estão presentes em uma só. A cultura é preservada. Nos parques as pessoas, passeiam, admiram a paisagens. Muitos homens se reunem e jogam cartas. É um lugar perfeito para caminhadas, convívio, exercícios físicos, cantarolar, respirar ar puro, ouvir a água caindo de uma cascata. No parque dedicado a Camões temos partes de seus sonetos impressos sobre granito. A cultura cristã está preservada nos templos, cemitérios e na TV um programa mostra corais entoando hinos. Há os monumentos de estilo chinês, ruas com produtos típicos, muitos incensos e pessoas com aparência oriental. No forte que visitamos a vista permite um giro de 360 graus do alto como na época em que os canhões, hoje apenas preservados, eram utilizados para a defesa contra invasões. É uma cidade construída por gente de culturas de diferentes origens.
Navegando descobri e quero deixar registrado o endereço:
Tenho interesse em aprender em paralelo ao meu curso assuntos relacionados a educação e ver os ambientes em que se desenvolvem.
Não consigo acessar os wikis daqui de onde estou atualmente.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Estou lendo a obra de Jean-Marie Dolle- Para compreender JEAN PIAGET, nas férias. Intercalo a leitura desse livro com a de outros e sobre outros assuntos, depois retomo e às vezes preciso rever capítulos já lidos pois a teoria é muito complexa.
O processo de aprendizagem vai se delineando, estruturando sobre esquemas de pensamento intercalados e influenciados pela ação da criança sobre objetos e influenciados pela percepção da mesma.
Estamos todos sempre aprendendo.
E no meio dessas leituras investi três horas semanais para tentar aprender o idioma mandarim: sua pronúncia e funcionamento.
O interessante foi me dar conta de que numa terra estranha, sem saber o idioma local eu fico fora do contexto para uma interação linguística o que exige o uso de gestos, palavras inglesas, algumas palavras ou sons parecidos com o mandarim. Os taxistas não entendem inglês portanto é necessário levar por escrito em caracteres chineses o destino a que se quer chegar ou saber dizer o nome do local em mandarim ou cantonês que é uma fala usada mais na região.
O idioma mandarim possui quatro entonações para cada som vocálico.
Para iniciar a conceituação sobre o idioma desconhecido, alguns das formas de funcionamento dos idiomas português e inglês serviram de suporte e referência.
Para começar a aprender mandarim tento observar, ouvir, estabelecer e detectar semelhanças e diferenças nas formas de funcionamento da estrutura desse idioma comparando-o com o que já sei de português e inglês.
No dia em que iniciei o curso de mandarim, fui convidada a ensinar a língua portuguesa para um grupo de funcionárias chinesas de uma companhia brasileira. Elas e eu nos comunicamos em inglês para possibilitar o início da aprendizagem. O desafio foi interessante por possibilitar uma integração direta com chinesas em ambiente de aprendizagem. Fui estruturando as aulas baseada em método de alfabetização e sentindo a falta de uma preparação mais específica para o ensino de português para estrangeiros. Eu queria ensinar divulgando a cultura brasileira.
Como o acesso à Internet esteve muito difícil durante o mês de janeiro, devido ao terremoto que ocorreu em Taiwan no final de dezembro, procurei acessar sites sobre o assunto e descobri: ILEPPE da UFRGS para me assessorar Quero melhorar o meu desempenho e carimpar materiais de apoio para ensinar português para estrangeiros.
O que está ocorrendo comigo devido às leituras sobre Piaget é que o meu próprio processo de aprendizagem está sendo autoanalisado enquanto vai ocorrendo. Estou aprendendo a verificar como é que se aprende... é o início de uma conscientização do processo de minha própria aprendizagem. Etapa por etapa: step by step... A aprendizagem dura toda a nossa vida. Também estou conhecendo recantos lindos deste país exótico.