Estou lendo a obra de Jean-Marie Dolle- Para compreender JEAN PIAGET, nas férias. Intercalo a leitura desse livro com a de outros e sobre outros assuntos, depois retomo e às vezes preciso rever capítulos já lidos pois a teoria é muito complexa.
O processo de aprendizagem vai se delineando, estruturando sobre esquemas de pensamento intercalados e influenciados pela ação da criança sobre objetos e influenciados pela percepção da mesma.
Estamos todos sempre aprendendo.
E no meio dessas leituras investi três horas semanais para tentar aprender o idioma mandarim: sua pronúncia e funcionamento.
O interessante foi me dar conta de que numa terra estranha, sem saber o idioma local eu fico fora do contexto para uma interação linguística o que exige o uso de gestos, palavras inglesas, algumas palavras ou sons parecidos com o mandarim. Os taxistas não entendem inglês portanto é necessário levar por escrito em caracteres chineses o destino a que se quer chegar ou saber dizer o nome do local em mandarim ou cantonês que é uma fala usada mais na região.
O idioma mandarim possui quatro entonações para cada som vocálico.
Para iniciar a conceituação sobre o idioma desconhecido, alguns das formas de funcionamento dos idiomas português e inglês serviram de suporte e referência.
Para começar a aprender mandarim tento observar, ouvir, estabelecer e detectar semelhanças e diferenças nas formas de funcionamento da estrutura desse idioma comparando-o com o que já sei de português e inglês.
No dia em que iniciei o curso de mandarim, fui convidada a ensinar a língua portuguesa para um grupo de funcionárias chinesas de uma companhia brasileira. Elas e eu nos comunicamos em inglês para possibilitar o início da aprendizagem. O desafio foi interessante por possibilitar uma integração direta com chinesas em ambiente de aprendizagem. Fui estruturando as aulas baseada em método de alfabetização e sentindo a falta de uma preparação mais específica para o ensino de português para estrangeiros. Eu queria ensinar divulgando a cultura brasileira.
Como o acesso à Internet esteve muito difícil durante o mês de janeiro, devido ao terremoto que ocorreu em Taiwan no final de dezembro, procurei acessar sites sobre o assunto e descobri: ILEPPE da UFRGS para me assessorar Quero melhorar o meu desempenho e carimpar materiais de apoio para ensinar português para estrangeiros.
O que está ocorrendo comigo devido às leituras sobre Piaget é que o meu próprio processo de aprendizagem está sendo autoanalisado enquanto vai ocorrendo. Estou aprendendo a verificar como é que se aprende... é o início de uma conscientização do processo de minha própria aprendizagem. Etapa por etapa: step by step... A aprendizagem dura toda a nossa vida. Também estou conhecendo recantos lindos deste país exótico.
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