sábado, março 31, 2007

Elaborei uma pesquisa para avaliar a receptividade do PA junto aos familiares dos alunos envolvidos no desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem sobre o Corpo Humano. Pretendo entregar para a professora parceira na segunda-feira à tarde.
Estou curiosa quanto às respostas.

quinta-feira, março 29, 2007

Hoje os alunos da turma do PA vieram ao LIE em pequenos grupos alternadamente o que permitiu uma avaliação do que eles haviam escrito nos e-mails para os colegas e o que tinham coletado de materiais além de uma revisão ortográfica das produções dos mesmos. Percebi que quando algo tinha que se arrumado da digitação os alunos se culpavam: "Viu isso aí foi você que fez!" - "Eu não, eu nem mexi nessa parte!" Interferi dizendo que o que era importante era que ficasse "legal" para ser publicado e para os outros depois lerem na internet. "Silêncio." Foi bom ter tido esses momentos com cada grupo. A concentração deles foi melhor e o meu foco ficou só em um grupo. Com relação à análise de mídias com alunos. Comentei com uma colega da área da Língua Portuguesa se ela já trabalhara algum tipo de atividade nesse sentido. Ela disse que não. Falei que precisaria desenvolver uma atividade mas que os alunos poderiam escolher algo para analisar. Ela disse que eu poderia desenvolver a atividade sem problemas. Hoje ela veio conversar comigo me mostrando um material do livro que abordava uma pesquisa sobre preferências dos jovens pesquisadas em diversos paíes por uma empresa de cartoons. Ela iniciará a leitura do texto e nas questões de compreensão, incluirá uma sobre a preferência dos alunos se pudessem analisar uma mídia na escola o que escolheriam? É um avanço poder trabalhar em parceria com uma colega em pequenas interações.

quarta-feira, março 28, 2007

Hoje, na escola os alunos trabalharam interagindo por e-mail sobre os seus trabalhos. Foi uma forma de socialização e de registros para acompanhamento dos trabalhos.
Essa atividade foi planejada com fins específicos de proporcionar uma maior autonomia dos alunos com o uso de e-mails, fazer uma reflexão sobre os seus trabalhos e conhecer as descobertas dos colegas.
Uma organização dos passos a serem seguidos em forma de lista ajudou-os a verem que quando algo não dava certo era possível refazer os passos e atingir o objetivo. A Diretora e a vice-diretora vieram prestigiar os trabalhos e conhecer as produções e interações dos alunos. A evolução do PA na escola está de vento em popa. Que não encontremos ice-bergs!!!

segunda-feira, março 26, 2007

Ontem elaborei e publiquei as atividades das semanas 10, 11 e 12 do PROA12. Hoje publiquei as fotos de meus alunos em uma página do pbwiki. Não estava conseguindo fazê-lo. Parei ontem e retomei hoje. Estava aflita pois os MCs dos alunos estão salvos como imagens feitas no Paint nas pastas do LIE e algumas das imagens dos trabalhos dos alunos precisam ser publicadas pois serviram para uma maior compreensão dos assuntos que eles estão investigando. Acessei o blog de Tecnologias Assistivas de nosso grupo do PROA7 - Gelsi e agora acessei o meu blog cujo link foi criado automaticamente e a postagem que estou editando exigiu atenção na tela. Mudou a forma de acesso. Quero organizar os links do meu blog em uma SideBar. Planejei uma integração e socialização dos alunos do PA, por e-mail, pesquisei sites de apoio para os trabalhos deles e sobre TICs como TAs. O computador como caderno eletrônico pode servir de apoio e de conexão para pessoas com dificuldades de locomoção e com necessidades especiais obterem maior qualidade de vida.

sábado, março 24, 2007

No decorrer da construção das páginas dos PAs senti-me de diversas formas:
primeiro: tranqüila pois ja havia criado e-mails e pbwikis para cada um dos grupos de alunos com senhas listadas. Tudo estava pronto para iniciar os registros. Pedi confirmação para a professora orientadora Rosália e qual não foi a minha surpresa por ter tentado me adiantar nas tarefas...
segundo: confusa e dasanimando pois a construção estava adequada mas agora as senhas estavam sendo definidas: iguais para todos os PAs. Refiz a construção e pedi confirmação da orientadora.
terceiro: arrependida de ter sido apressada pois o professor Dario orientou de como alterar as senhas do pbwikis construídos. Aprendi a me refazer sob pressão e assim adequei as páginas dos alunos pois a turminha de terceira série com vinte e sete alunos não teria como executar tal tarefa que alunos maiores executam com facilidade.
As publicações dos alunos no pbwikis devem ser iniciadas na próxima semana. Tentei criar um blog para os alunos mas a senha exigida pelos professores do Curso não foi aceita por ser muito curta. Desisti de criar, por enquanto. Acho que seria muito interessante se cada aluno tivesse o seu blog onde registrassem as suas impressões com link para o Pbwiki da turma 33.
Há atividades do Proa 12 e 7 a executar o que não permite uma dedicação exclusiva ao PA. O TCC é uma preocupação constante. Os alunos de inglês exigem atenção e acompanhamento.
Sei que o processo de aprender é do aluno mas a tarefa de ensinar ainda acho que seja do professor.

quarta-feira, março 21, 2007

htt://paeloice.pbwiki.com
Estamos desenvolvendo os PAs nas escola para aplicar os conhecimentos, teorias e práticas junto aos nossos alunos.Podemos perceber novas formas de aprendizagem ocorrendo em um ambiente diferente, com menos controle sobre cada detalhe da atividade dos alunos. Um professor com mais um professor parceiro deixam alunos aguardando com nove grupos desenvolvendo assuntos diferentes.
Se o PA fosse uma prática constante onde mais profissionais estivessem envolvidos em mais espaços informatizados numa mesma escola presumo que o trabalho seria melhor. Sinto-me lançando uma sementinha em um pequeno espaço de terra: um canteirinho de 27 alunos cujo conhecimento poderá florescer...

sábado, março 17, 2007

Lembrei que quando estava na China me chamou a atenção o relevo diferenciado do calçamento das ruas: ao longo, no centro do calçamento há lajotas com ranhuras alinhadas no sentido da direção do calçamento. Nas rampas e nas esquinas há lajotas com pequenos círculos em relevo. Este calçamento foi projetado visando orientar os deficientes visuais no seu deslocamento.
Acima fotos permitem visualizar o exposto.
Estamos com atividades relativas a TAs: Tecnologias Assistivas no Proa7 com o grupo 3 das integrantes: Gelsi, Fátima, Eloice Elizete e Giovana. Tentei postar um comentário no blog criado mas a senha não foi aceita, mandei por e-mail para a Gelsi(mediadora). Um material informativo sobre tecnologias assistivas é: Teófilo Alves Galvão Filhohttp://www.galvaofilho.net/teofilo@infoesp.net Tecnologia Assistiva (TA) é qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática, utilizado por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos. (ISO 9999)
Preciso da senha para acessar esse novo blog criado pela colega mediadora...

domingo, março 11, 2007

A junção ou aglutinação das atividades de diversos PROAS(01-02-06-10-5 E 12) e a proximidade de iniciar as oficinas ou seminários coincidem com a aplicação de um PA na escola e geram uma insegurança típica em mudanças em nossas vidas.
O desafio de desenvolver um PA com alunos da rede pública de ensino no RS gera um sentimento de medo pela responsabilidade de propiciar aprendizagem neste período de praticamente um mês de aulas para alunos de uma professora parceira que vivenciará o processo sem ter nenhuma experiência com essa forma de trabalho.
A escola, a turma e a professora parceira já foram definidas. Será necessário organizar o cronograma e o PA .
As formas de registro das descobertas dos alunos ainda não foram definidas.
Os MC como instrumentos de avaliação serão discutidos no PROA 10. Acho o CMapTools complicado para uso por alunos menores. Os conceitos formulados podem ser registrados em forma de mapas sem o uso dessa ferramenta.
A organização de arquivos dos grupos de alunos deve ser providenciada para não gerar confusão em vez de aprendizagem.
Sites de apoio encontrados serão colocados nas pastas dos favoritos das máquinas do Espaço Informatizado.
Uma reunião de planejamento com a professora deverá ocorrer para alavancar o PA.
O PROA 06 vai orientar individualmente quanto à questão investigativa do Trabalho de Conclusão.
Em paralelo a isso os alunos das turmas de quintas e sextas séries terão as aulas de inglês.
O desafio está lançado! É preciso navegar!

quarta-feira, março 07, 2007

Hoje enviei o relatório-síntese da análise dos dados dos questionários sobre o consumo cultural dos alunos. As informações resultantes da tabulação dos dados coletados delineiam o perfil dos alunos e nos permitem uma atuação pedagógica baseada nos mesmos.
Percebo que a coleta de dados é importante apesar de pouco utilizada por mim até agora.
A clareza da questão investigativa direciona e determina as perguntas que serão feitas.
A definição dos tipos de questões permite uma delimitação da abrangência das opções de respostas abertas ou fechadas. O cuidado na interpretação dos dados é imprescindível. A quantificação dos dados permite uma visão mais clara das direções que são indicadas e dos rumos que podemos tomar a partir delas.

domingo, março 04, 2007

Retornando às atividades escolares e às tarefas dos proas estou me inteirando do que temos que desenvolver, ler e analisar.
Estou confiante de que será muito bom continuar e concluir o curso que iniciei.
Estive ensinando português para algumas chinesas em janeiro de 2007. Registro em foto a experiência que foi interessante.