domingo, setembro 03, 2006

Estive acessando o e-proinfo e diversas vezes caía a conexão. Pelas 15h e 40min apareceu uma barra informado que haveria a regularização e atualização das atividades do Proa. Quem estevesse com as atividades em atraso deveria colocá-las em dia. Essa mensagem eu já recebera na semana passada. Acho que estou em dia. Os foruns estão para serem atualizados dentro do ambiente do e-proinfo, portanto não vou interagir lá. Enviei meus pareceres sobre os componentes curriculares do nosso projeto e comentários sobre o MC-versão2 do nosso grupo para as minhas colegas via e-mail ontem. Vou tentar contato via Skype hoje para discutirmos em grupo sobre essa abordagem solicitada no Proa 02 na atividades 4 e 5. Pretendo ler diversos textos disponibilizados no Proa4 sobre percepção e atividade perceptiva, leitura da experiência e por uma abordagem construtivista dos mapas conceituais do Proa2. As leituras têm me auxiliado nas reflexões e para as contribuições nos foruns. As atividades propostas nos diversos proas concomitantemente são complementares e delineiam alterações em nossas percepções de nossos alunos e de suas atividades bem como de nossas atividades nos proas. A interpretação que fazemos das leituras dos diversos textos e a ação que modificamos devido a elas provocam novas interações, reações e ações entre nós e os objetos dessas ações e através disso reconstruímos constantemente nossos sistemas de significações. Conforme uma parte do texto sobre diferenças entre percepção e atividades perceptivas (Proa 04) "o educador poderá tentar conhecer como o aluno está pensando, que sistemas de significações está usando e com que sistemas lógicos está operando sobre as novas significações para construir determinados conceitos. Isso poderá servir para escolher quais os recursos a oferecer-lhe para que ele desenvolva novos níveis em suas construções conceituais." "As atividades de exploração centrando a percepção num foco, descentrando e centrando noutro, transpondo relações entre uma parte e outra, fazendo novas coordenações inferenciais entre partes e melhorando as percepções é um processo" que estamos vivenciando neste curso. "AS NOVAS INFORMAÇÕES NÃO ENTRAM DO EXTERIOR PELOS SENTIDOS, MAS ELAS SÃO BUSCADAS PELO SUJEITO COM SEUS ESQUEMAS DE AÇÃO NA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA." "Um ESQUEMA para PIAGET, é constituído pelo que é generalizável na ação, pelos significados que o sujeito vai retirando das ações anteriores. Como os esquemas se organizam em sistemas de esquemas, o sujeito vai construindo sistemas de significações." "Os esquemas de ação, os pré-verbais, e depois os pré-conceituais e finalemnte os conceituais serão esquemas assimiladores de novas significações através da acomodação de significações anteriores com operações lógicas do pensamento." "A atividade apenas perceptiva vai se tornando cognitiva quando o pensamento já pode representar por imagens e por raciocínios o que não está presente no campo perceptivo. O sujeito pode representar, isto é, reapresentar ao pensamento, o que não está presente no campo dos sentidos. É então que se estrutura o pensamento operatório que pode construir sistemas de operações lógicas." Auto-observando nossas ações no ambiente do e-proinfo temos a possibilidade de tomar consciência de nosso próprio processo de aprendizagem. Acho que o ambiente é outro fator a ser considerado nesse processo de proporcionar aprendizagem.

Um comentário:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Eloice, eu escrevi no fórum, mas ele encerrou,(PROA 1), resolvi então postar aqui minha mensagem para poderes ver.Vivenciei a metodologia de trabalhar com projetos o ano passado, até então eu só trabalhava com projetos de ensino, ou seja, eu determinava o conteúdo.No ano passado eu era vice-diretora de uma escola, onde já havia trabalhado no laboratório de informática.Na época do referendo, os alunos do meu turno queriam muito saber se votavam sim ou não. Disse a eles que eu também não sabia no que votaria. Combinamos então que faríamos um trabalho, eu poderia ajudá-los e assim foi feito.Eles mesmo falaram com os professores, os professores de história, língua portuguesa e sociologia participaram. Podes ver no endereço: http://br.geocities.com/bernardete1424/

No link: "Passado"

Na semana passada participei de um congresso onde em uma das palestras a professora mostra como trabalhar com projetos na própria sala de aula. Fiz uma sítese do congresso, está em meu blog:

http://caminhosparachegar.blogspot.com/

Espero poder ajudar

Abraços

Bernardete